Governador discutiu implantação de hidrelétrica em Brasília

 

Licenciamento da Usina Pai

Querê será debatido em março

 

O governador Raimundo Colombo cumpriu agenda em Brasília hoje, onde se reuniu com o ministro da Secretaria Especial de Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira e, posteriormente, com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira.

Entre outros assuntos, Colombo tratou das pendências que envolvem os portos catarinenses, bem como o licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Pai Querê, no Planalto Serrano.

ministerio do meio ambiente20140226 1098992211
Governador se reúne com ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira. Foto: Fernanda Rodrigues/Secretaria de Articulação Nacional 

Meio Ambiente

A liberação do licenciamento ambiental para início das obras da Usina Hidrelétrica de Pai Querê será debatida no próximo mês entre as equipes do Governo do Estado, do Instituto do Meio Ambiente (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Apoio a Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e do consórcio responsável pelo empreendimento. A sugestão foi da ministra Izabella Teixeira, diante da apresentação de entraves ambientais para a obra nos estudos prévios, como o comprometimento da ictiofauna (conjunto das espécies de peixes) no Rio Pelotas. “Vamos buscar, juntos, alternativas para que este projeto saia”, garantiu.

 

Não haverá remoção de famílias

 

Por outro lado, o governador ressaltou a viabilidade socioeconômica do empreendimento, localizado em região de Cânions, e que não acarretará a remoção de famílias. “São 292 megawatts de energia que entrarão para o sistema elétrico, hoje o País inteiro precisa de mais energia”, ressaltou.  A Usina Hidrelétrica de Pai Querê será construída entre os municípios de Bom Jesus (RS) e Lages (SC).

Deixe um comentário