Publiquei em minha coluna do Correio Lageano

 

 

Começa agora disputa pela vagas

de candidato a deputado em 2014

 

Embora os políticos insistam em dizer que cada eleição é uma eleição, sabemos que uma acaba por amarra-se a outra por conta da ação dos estrategistas que são os que manipulam os cenários eleitorais. Se não fosse assim, Colombo não teria sido eleito Senador e depois governador. É preciso um plano de ação, pois nada acontece de graça ou por acaso. Mesmo que, às vezes, acidentes de percurso acabem por desviar completamente o plano traçado. Fosse Antônio Ceron o eleito, teríamos uma situação diferente para a eleição de 2014.

A grande pergunta agora é quem vai nos representar na Assembleia legislativa na próxima gestão. Será que o PSD continuará honrando o compromisso firmado com o PP para apoiar o atual prefeito Renatinho na campanha a deputado? Será que o PP deixará de lado seu candidato nato, o suplente Arnaldo Moraes para apoiá-lo? Mas, dentro do PSD também há os interessados pela vaga. Como o próprio Ceron! Creio que nem ele sabe ainda qual será seu destino, isso é: se será chamado de volta ao governo a partir da prometida reforma administrativa ou não.

Outro que está de olho nessa vaga é o atual prefeito de Capão Alto, Antônio Coelho Lopes Junior, o Bota. Seu objetivo é obter um espaço no governo agora para alavancar sua campanha a deputado depois. De outro lado parece que a situação está um pouco mais definida.

Pelo que circula nos bastidores a coligação formada para a eleição de Elizeu Mattos continua e o candidato a deputado que terá o apoio desta vez é o ex-deputado federal, Fernando Coruja. Acredito que o cenário da próxima eleição começará a ser traçado a partir da sinalização do governador Colombo. Se irá ou não abrir espaço para o PP na administração e quem chamará da região, nessa pequena reforma que pretende fazer.

 

Negociação barrada

 

Consta que, durante a negociação para compor a aliança de apoio ao nome de Antônio Ceron a prefeito se conversava da possibilidade de Renatinho vir a ocupar a Secretaria Regional após deixar a administração. Pelo que soubemos, o próprio governador Colombo bateu na mesa para dizer que: “na SDR de Lages ninguém mexe” Jurandi Agustini é homem de confiança de Colombo e sua competência é indiscutível. Embora haja quem fale na possibilidade dele entrar em alguma disputa eleitoral, é muito improvável que Jurandi se aventure nesse campo. Não é de seu perfil!

Deixe um comentário