Vai dobrar o número de alunos do Colégio Militar. Mas, será que cabe a PM cuidar da educação regular?

unnamed_17.jpg

O número de estudantes do Colégio Militar de Lages deverá dobrar no ano que vem. Este foi o tema do encontro entre a direção da escola, Agência Regional de Desenvolvimento (ADR) e o deputado Gabriel Ribeiro. Além dos 70 alunos que ingressarão na 6ª série, 2018 será marcado pelo início das atividades do ensino médio.

Durante a conversa, o secretário-executivo da ADR, João Alberto Duarte, ligou para a secretária-adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, e esta informou que o governador Raimundo Colombo, que visitou o Colégio Militar de Lages em setembro, havia determinado o começo do ensino médio. A dúvida é se os professores a serem contratados serão pagos pelo fundo da Polícia Militar ou se por repasse direto do Estado.

O diretor da escola, Alexandro Balduino, explica que cada uma das formas de pagamento requer um tipo de contrato. Hoje, os contratados de Lages são pelo fundo da PM.

O Colégio Militar de Lages começou a funcionar em fevereiro do ano passado com alunos da 6ª série. À medida que estes alunos avançam novas turmas vão sendo criadas. Se o início do ensino médio se confirmar no ano que vem, em 2020 o colégio estará em plena capacidade, com 490 estudantes.

Em contato com os alunos, Gabriel Ribeiro destacou que o exemplo de Lages e o sucesso deles tem um resultado prático: Santa Catarina está abrindo mais três colégios militares: Joinville, Blumenau e Laguna, sendo que nos dois primeiros municípios o começo das aulas será em 2018 e em Laguna no ano seguinte.

 

Sinceramente acho que é muito bom que tenhamos um Colégio Militar em Lages. Mas, me pergunto se é função da PM cuidar e financiar a educação regular. Para isso já temos a rede estadual de ensino. Se é por causa do modelo de ensino que seria de melhor qualidade, penso que a alternativa seria fazer com que as escolas da rede estadual adotassem esta sistemática.

 

Deixe um comentário