O secretário da Saúde, Vicente Caropreso, participou, ontem (21), da Reunião Ordinária da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Na ocasião, gestores das secretarias de Saúde dos municípios aprovaram o novo modelo de gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A proposta é de integração do Samu Estadual, sob gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o Corpo de Bombeiros Militar de SC. Além disso, serão integradas as Unidades de Suporte Básico (USB) dos municípios também para a gestão do Estado, de forma gradativa. Isto significa a desativação da central de Lages.
Segundo o secretário Vicente Caropreso, o Samu passa por uma nova fase de comunicação e integração.
“Haverá um aumentando de disponibilidade de viaturas e de pessoal. Também teremos um custo menor do que antes. Esse conjunto de situações aprovadas interessa a todos. Foi definida uma teia de atendimento com um trabalho integrado entre Estado, Corpo de Bombeiros Militar e Voluntários, saúde e municípios para que possamos atender aos reclames da sociedade”, destacou Caropreso.
Se isso significa que serão os bombeiros que vão administrar e prestar este atendimento, só teremos a ganhar. Se não for isso, é preciso contestar. Da última vez que conversei com o secretário Caropresol ele não soube precisar exatamente como funcionaria.