Municípios não querem mais investir em programas que não são de sua competência

Que cada ente federativo cumpra com suas obrigações não mais onerando as contas municipais com programas que não são de sua competência.

Fecam3.jpg

 Esse foi o principal recado dado pelos prefeitos municipais presentes à reunião da Fecam e Fórum Parlamentar Catarinense, que aconteceu hoje (02), na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

O discurso dos prefeitos demonstra que hoje, os municípios estão tirando dinheiro de atividades essenciais como saúde e educação para pagar por atividades que são de atribuição dos governos federal e estadual, o que agrava ainda mais a já difícil situação por qual passam.

 

Fecam2.jpg

“Precisamos encontrar uma forma diferente de fazer governo. Esse é um momento para se colocar as situações vividas pelos municípios aos parlamentares catarinenses para sensibilizá-los a buscar conosco soluções”, enfatiza a presidente da Fecam e prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind. 

 

Municípios pedem socorro

A presidente entregou ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, senador Dalírio Bebber e aos deputados presentes um Manifesto em Defesa dos Municípios Catarinenses.

Fecam.jpg

O documento, intitulado “Os Municípios pedem Socorro”, aponta que entre 2013 e 2015 os municípios do estado tiveram queda real acumulada da receita corrente líquida de 3,58% e o aumento das despesas em 4.08%. Além disso os gestores enfrentam, ainda, as incertezas e defasagens nas transferências federais e estaduais.

Fotos: Oneris Lopes

 

Deixe um comentário