Meu amigo Oneris faz um relato:

 

Oneris.jpg

 

Uma reflexão nesse dia de

Nossa Senhora dos Prazeres

 

Hoje15 de agosto é feriado em Lages, pela passagem do dia de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da Diocese. E merece uma reflexão sobre o que cada um pode, e o que efetivamente faz, pelos outros.

Para isso vou citar um fato ocorrido, durante a novena do grupo de oração da Catedral na quinta-feira, dois dias antes dessa data tão importante. Tudo começou com um sermão do padre Fernando Medeiros Cargnin.

Ele falou de uma parábola em que Jesus acolhia as pessoas necessitadas, desamparadas e que passavam por dificuldades. E fez uma profunda analogia com os dias de hoje. Da falta de sensibilidade e de quanto às pessoas se recusam a acolher um irmão desamparado.

No final da novena todos foram convidados a participar de uma confraternização na barraca montada no lado de fora da Catedral. Comiam bolos, doces e salgados e degustavam uma porção de coisas boas.

De repente, o coordenador do grupo de oração da Catedral pediu a atenção de todos para informar que estava na sacristia da igreja uma mulher. Pobre, sem marido e cujo filho tinha sido morto. Ela precisava de um abrigo, uma cama, um banho e alimentação só por aquela noite.

O religioso indagou algumas vezes se alguém poderia abrigar aquela mulher. Insistiu, recomendou e reforçou o pedido. O silêncio pairou sobre todos no local. Depois de um intervalo de tempo uma mulher humilde, quase fora da barraca ergueu a mão e disse. Eu a levo para minha casa e dou tudo que for necessário para ajuda-la.

Com olhar de espanto e desconfiados o que se viu foram pessoa assustadas e cochichando. O coordenador do grupo de oração então foi buscar a Senhora necessitada na Sacristia.

Para espanto maior dos religiosos, ao abrir a porta trouxe num carrinho à imagem de Nossa Senhora dos Prazeres coberta por pétalas de rosas. E disse: Eis a Senhora cujo filho foi morto e não tem marido. E que precisa de um abrigo.

De resto, não precisa nem dizer a reação da plateia que negou acolher aquela Senhora necessitada. Tudo isso foi feito na verdade, para demonstrar que as pessoas pensam de uma forma e agem de outra.

No mais, só desejo que Nossa Senhora dos Prazeres toque no coração de todos neste dia, para que tenhamos um mundo mais humano, menos egoísta e de amparo aos irmãos que realmente necessitam. Amém!

Oneris Lopes 

Deixe um comentário