O prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas) está preocupado com a situação financeira do município, pois além da queda no retorno do FPM, há quatro anos vem perdendo também no retorno do ICMS. Só nesse período houve uma queda de 25% na movimentação econômica, caindo em 10% o índice de participação do ICMS.
Há ainda evasão de divisa do ITR e ISS. Tanto que está contratando uma consultoria nessa área para tentar recuperar as perdas.
Medidas tomadas ainda não resolveram os problemas
Ele e o prefeito de São Joaquim, Humberto Brighenti, foram os que tomaram as medidas mais drásticas para conter a crise financeira das administrações. Em Otacílio Costa os cargos em comissão tiveram seus vencimentos reduzidos em 50% e, em São Joaquim foram eliminados praticamente todos (ficou apenas um) os comissionados.
Um caso mais difícil
No caso de Otacílio Costa a situação é mais crítica porque houve um acréscimo de 10% na folha de pagamentos, uma vez que os servidores ganharam uma ação que reajustou seus vencimentos e que vinha tramitando na Justiça desde a administração passada.