Alexandre Martins envie e-mail contestando as informações publicadas a respeito dos conselhos do LagesPrevi.
Lembra que são dois os conselhos, um fiscal e outro curador, com funções diferentes, conforme prevê a legislação.
E mais…..
“Se existem problemas no LagesPrevi, estes não se originaram nos Conselhos, pelo contrário, os mesmos atuam e buscam soluções para resolvê-los.
Um desses foi o atraso dos repasses pela administração anterior ao Instituto, onde os conselheiros cobraram informações e a resolução do problema assim que foi detectado. Tanto é verdade que, após analise de todos os fatos pelo nosso egrégio Tribunal de Contas de Santa Catarina, nenhum conselheiro foi punido, ao contrário dos demais investigados.”
Alexandre Martins
Obs: Lembro a Alexandre que não disse, em momento algum que o problema se originou nos conselhos (ou no conselho).
Presidente do LagesPrevi também se pronuncia:
Cara Olivete,
Hoje acontecem as eleições para os membros dos Conselhos do LAGESPREVI, os quais são responsáveis – EXCLUSIVAMENTE – pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social, ou seja, pelo órgão que concede aposentadorias e pensões aos servidores municipais detentores de cargo efetivo. Portanto, os participantes de tais Conselhos não possuem nenhuma responsabilidade acerca de qualquer divida que, por ventura, possa existir entre o Município e o INSS.
Outrossim, por certo, a fonte que murmurou a existência de dividas com a atual Administração deve ter se confundido com algum outro órgão qualquer, neste país de tanta informação. Mas não seja por isto, vais ter a notícia em primeira mão: o LAGESPREVI esta recebendo todas as contribuições previdenciárias, da parte dos servidores e do Município, está com o Certificado de Regularidade Previdenciária expedido pelo Ministério da Previdência Social válido e regular, nossas ações, digo nossas porque falo de todo corpo técnico que atua na instituição e de todos os membros dos Conselhos, servidores efetivos presentes às questões da autarquia, pessoas capazes, éticas e acima de tudo dignas de suas funções, são pautadas nos melhores valores que podem existir na comunidade lageana.
Eleger os membros dos Conselhos é importantíssimo, é a garantia do cumprimento da legislação federal e da defesa de todos os interesses dos servidores municipais quanto ao pagamento de suas futuras aposentadorias e dos proventos de seus dependentes. Tal atribuição é de grande responsabilidade e comprometimento!
Dilmar Antonio Monarim
Presidente do LAGESPREVI
Tanto o conselheiro Alexandre Martins quanto o presidente do LagesPrevi quiseram argumentar que só fiz o comentário por ignorar o que rege a legislação. Contudo, a própria notícia de prefeitura que fala sobre a eleição do conselho destaca:
Estão aptos a votar os segurados ativos e inativos do LagesPrevi. O servidor público ajudará a eleger o representante que colaborará na administração e fiscalização do Instituto.
Portanto, na visão de ambos, a matéria também está informando inverdades, embora qualquer um saiba o que um conselho, sobretudo o fiscal tem por função. Certamente não é para vender pão.