Boas iniciativas precisam ser destacadas

 

Entendo que justamente o que precisamos para alavancar a economia local é criar oportunidades para que as empresas ou produtores daqui possam incrementar seus negócios, ou mesmo iniciar outros, aproveitando o potencial existente. Dentre tais iniciativas refuto o esforço que a Secretaria Regional está fazendo para alavancar a produção de frango, como de grande importância.

 

Agregar valor a produção local

A produção integrada, aproveitando a mão de obra e espaço das pequenas propriedades, foi a forma com que a Perdigão expandiu seus negócios no Meio Oeste e oportunizou renda a centenas de produtores.

 

Outro importante fator de desenvolvimento econômico seria agregar valor ao que já produzimos. No caso da madeira, seria a produção de móveis, que parece não ter avançado. E, no caso da fruticultura, o processamento ou industrialização da produção.

 

Um exemplo que vem de São Joaquim

 

Uma das empresas contempladas com destaque no Prêmio Empreendedor desse ano, já está fazendo isso há um ano, com ótimos resultados.

 

frutas_de_ouro.JPG

A Cooperativa Frutas de Ouro, de São Joaquim, processa 11 mil toneladas/mês de maçã. A cooperativa já existe há 15 anos e congrega 25 produtores, mas hoje já está comprando dos demais (45 outros), que antes vendiam a fruta in natura para empresas de fora.

 

A maioria dos 1.850 pequenos produtores de maçã de São Joaquim e região acaba mandando toda a produção para os grandes centros (até por problemas de armazenamento), onde são distribuídas para a venda em mercados ou às indústrias, para transformarem em sucos ou doces.

 

Seria muito salutar para a nossa economia se o exemplo da cooperativa fosse seguido. Como no caso da produção do vinho, já mostramos que podemos fazer mais e melhor. O vinho serrano já é citado como um dos melhores. O suco da Frutas de Ouro vai pelo mesmo caminho. Tanto que a cooperativa utiliza 15 maçãs para cada litro produzido.

 

Deixe um comentário