Enfoque nos acidentes com motos

 

 

Maio será o mês do alerta

 

A exemplo dos movimentos Outubro Rosa (alerta contra o Câncer de mama) e do Novembro Azul (alerta sobre o câncer de Próstata), surge agora o “Maio Amarelo”, que tem por objetivo alertar sobre os acidentes de trânsito. 

 

As atividades realizadas no estado de SC envolverão os órgãos municipais gestores do trânsito também das cidades de São Bento do Sul, Joinville, Criciúma e Blumenau, sendo que o encerramento ocorrerá em Lages, no dia 31 de maio, às 9h, com um culto ecumênico.

 

Junto com a divulgação do movimento vem um levantamento dos acidentes em todo o mundo. Em 2010, só em SC foram 1.847 vítimas fatais. O enfoque do problema vai além das vidas que são perdidas diariamente, bem como as sequelas que sofrem os sobreviventes e o custo que isso representa para o estado. Vai ai de 1% a 3% do PIB do país.

 

O Brasil é o quinto em número de

mortes no trânsito

 

Na última reunião do Conselho de Segurança de Lages, o tema discutido foi justamente acidentes, em especialmente os provocados com motos. É que cresceu o  número de motos em  circulação, e por consequência os acidentes com esse tipo de transporte. Há que se destacar que, a grande maioria jovem, e que se escapam da morte permanecem com sequelas que os incapacitam para o resto da vida.

 

Em SC aconteceram 634 acidentes com

vítimas fatais envolvendo motociclistas

em 2010

 

“Os acidentes envolvendo veículos, são preocupantes,  graves e também têm feito muitas vítimas. Mas parece que aqueles envolvendo motos e motoqueiros estão crescendo bem mais”, enfatizou o Secretário de Segurança de Lages, Coronel Paulo Dellajustina.

Por decisão do Consel foi formada uma comissão encarregada de estudar o assunto visando a elaboração de uma campanha educativa no sentido de conscientizar os motociclistas sobre os riscos que corre diariamente no trânsito.

Deixe um comentário