Pesquisa aponta que a saúde vai bem

 

 

Avanços no sistema de saúde

 

Apesar de ainda ocorrerem muitas reclamações no setor de saúde, especialmente em função de questões pontuais como a falta de um médico no postinho, da não obtenção de um medicamento específico, da quebra de equipamentos, como no caso do Raio X e da ressonância Magnética do Hospital Tereza Ramos, pesquisa para consumo interno aponta que houve uma evolução no atendimento da saúde.

Se há um setor em que a população está atenta, especialmente quando a problemas, é justamente essa. E, não há dúvida de que estão sendo feitos investimentos nessa área e muito mais ainda está previsto.

 

Várias obras para serem entregues

 

Além da entrega de mais postos de saúde, está em construção à ampliação do Tereza Ramos e até o final do ano estará funcionando a nova Unidade de Pronto Atendimento muito melhor equipado que o atual Tito Bianchini.

A reforma da Policlínica também deverá estar concluída até agosto e a partir daí será instalada a Central de atendimentos que vai reduzir as filas de espera.

 

Prontuário eletrônico vai promover muitas mudanças

 

O grande desejo da atual administração é a implantação do prontuário eletrônico, interligando toda a rede de postos e atendimento da saúde. Além de acabar com as filas nos postos e a lista de espera por exames, vai acabar com  o desperdício que existe hoje, no caso da realização de exames e mesmo de hora de atendimento dos profissionais.

 

Desperdício chega a R$ 100 mil/Mês

 

O volume de exames feitos que não apanhados posteriormente ou das consultas agendadas em que o paciente não aparece, consomem um volume de recursos muito significativo hoje. Perto de R$ 100 mil/mês. Acabando com esse desperdício será possível fornecer mais e melhores serviços.

Com o prontuário eletrônico, que já na administração se falava em implantar e que o atual promete que está funcionando até o final do mandato, significará um avanço no setor. Cada vez que alguém procurar atendimento no Sistema Único de Saúde será acessado sua ficha com o histórico, permitindo um acompanhamento de todos os passos do atendimento. Se esse paciente fez um exame e não foi apanhar, marcou uma consulta com um médico, recebeu medicamentos da Farmácia Básica, tudo estará registrado no sistema.

 

Como falou recentemente o prefeito Elizeu Mattos, com “o prontuário eletrônico será possível fazer muito mais com menos”. Isso demandará a instalação de uma rede de fibra ótica interligando cada uma das unidades do sistema espalhadas por toda a área urbana.

Deixe um comentário