Percorrendo os caminhos para trazer recursos para Lages

 

Secretário firma parcerias

em Brasília

 

O secretário de Agricultura, Moisés Savian, em companhia dos secretários municipais de Agricultura de São Joaquim e Cerro Negro, Cau Bolzani e Ivanor Mota, respectivamente, esteve em Florianópolis e Brasília para uma série de reuniões de trabalho. Abriram as portas para a possibilidade de estabelecer parcerias estratégicas e ampliar os projetos que estão desenvolvendo em seus municípios.

 

 “Estamos trabalhando para transformar a Serra em um dos mais importantes celeiros do Sul do Brasil”, afirma Savian.

 

SavianParceria.jpg

Compra de implementos

Especificamente para Lages, ele confirmou a liberação de uma verba parlamentar proposta pelo deputado federal Pedro Uczai, no valor de R$ 150 mil, e que deve ser utilizada para compra de implementos agrícolas.

 

 

Sala Verde no Horto

 

Savian também conseguiu firmar dois convênios de significativa importância. O primeiro, com o Ministério do Meio Ambiente, deve instalar uma Sala Verde no Horto Municipal.

É uma iniciativa pedagógica que deve ser implantada pelos municípios e visa facilitar o acesso da população às informações relacionadas ao assunto, através de livros e mídia audiovisual (filmes, vídeos). É um espaço público que oferece condições e possibilidades para a reflexão, o desenvolvimento de projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental.

 

SavianParcerias1.jpg

 
O outro convênio…

O segundo, com o Ministério da Agricultura, visa implantar uma Unidade Demonstrativa do Programa de Agricultura de Baixo Carbono.

 

Esse programa  incentiva a adoção de práticas agrícolas e sistemas produtivos que permitam a redução dos gases de efeito estufa e ajudem a preservar os recursos naturais.

 

Garantida a compra de calcário

 
Os secretários conseguiram a garantia de recursos federais para aquisição de calcário, uma das reivindicações dos municípios da região.
 
O deputado federal Celso Maldaner confirmou ao presidente do Fórum de Secretários Municipais de Agricultura (Forsema), Moisés Sivian semana passada, em Brasília, a destinação de R$ 1.8 milhão da sua cota das emendas impositivas.
 
Desde o ano passado os prefeitos tentam sem sucesso, apoio federal para complementar a ajuda. O estado liberou em 2013 para a região da Amures 43 mil toneladas de calcário, mas foi insuficiente para atender as demandas e foram reivindicadas mais 19.2 mil toneladas.
 

Savian atuava em Brasília, portanto conhece os caminhos para chegar aos programas governamentais e está usando os canais para incrementar sua atuação na pasta.

Parece que agora a secretaria está andando

Deixe um comentário