Interinidade na troca de secretários
Na sexta-feira que vem, dia 4, o secretário Regional Gabriel Ribeiro deixa a função para poder concorrer como candidato a deputado estadual pelo PSD. Na segunda-feira (dia 7) o diretor geral da SDR, Juarez Mattos (PMDB), assume interinamente até o dia 28 de abril, quando então o vereador João Alberto Duarte será empossado como titular.
Essa interinidade – quando o peemedebista Juarez Mattos fica no comando da pasta – é estratégica. Isso porque, no dia 26 de abril o PMDB realiza a pré-convenção para decidir se permanece na aliança com o PSD ou não.
Posse dos novos secretários será
no dia 28 de abril
Se decidir pela candidatura própria, desembarca do governo. Por isso, a determinação do governador Raimundo Colombo é que em todas as secretarias onde os titulares vão se desincompatibilizar no dia 4, os adjuntos ou diretores gerais (no caso das SDRs) ficam na função até a posse dos novos secretários, no dia 28.
Não significa, no caso da SDR de Lages, que haja possibilidade da pasta ficar com Juarez Mattos. A decisão pelo nome de João Alberto já está tomada e Juarez só assume temporariamente, mesmo porque, a SDR de Lages pertence à quota dos cargos do PSD.
Aliança vem se solidificando
Nas últimas semanas a reaproximação do PSD e o PMDB tem se sedimentado e, pelo que se vislumbra, a probabilidade do PMDB deixar a aliança é remota.
Piriquito perdeu força
A campanha “Quero votar no 15” tem perdido força especialmente depois de seu principal líder Edson Piriquito, prefeito de Balneário Camboriú, travou conversações com o PP e PT com vistas a formar chapa alternativa. Foi fulminado dentro do partido por causa dessa iniciativa. Observa-se que as relações do PMDB com o PSD se complicou quando esse último se aproximou do PP.
O partido de Piriquito não quer os progressistas na aliança, portanto, não o autorizou a iniciar conversações nesse sentido. Aliás, apesar de percorrer o estado se dizendo candidato a candidato ao governo, o prefeito Piriquito pretende mesmo candidatar-se a deputado federal e é por essa razão que estará renunciando o mandato no próximo dia 4.