Sobre a Escola de Educação Básica Lages

 

 

Deveria ser proibido por lei a

alteração do nome das

instituições

 

SC sempre se vangloriou das inovações introduzidas na área da educação – refiro-me aqui à rede estadual de ensino – e por conta do vanguardismo cometeu erros históricos. Um deles foi o avanço automático (final da década de 1970), que legou toda uma geração de cidadãos com sérios problemas de aprendizagem por avançarem de uma série a outra mesmo que não desse conta do conteúdo.

Estão hoje reeditando em parte essa aberração pedagógica, nas séries iniciais. Um dos absurdos cometidos em nome da inovação está à denominação das unidades escolares ocorrida em 2010, jogando no lixo anos de história de algumas instituições.

Caso emblemático dessa questão é o Colégio Industrial de Lages, cuja história de excelência construída em anos de trabalho de inúmeros profissionais que por lá passaram, desapareceu de um dia para outro sob a nova denominação de Escola de Educação Básica Lages. Simples assim!

 

Movimento pela mudança

 

Há um movimento desde 2003 para a retomada do antigo nome, mas até hoje sem resultado algum. A direção da escola também tem empreendido uma campanha nesse sentido e agora o vereador João Alberto Duarte tomou também posição nessa campanha pela volta da antiga denominação, embora sua proposta seja acoplar o antigo ao atual nome: Escola de Educação Colégio Industrial de Lages. Trata-se de uma redundância, uma vez que escola e colégio, em tese, seria a mesma coisa.

 

Já disse aqui que deveria ser aprovada uma lei nesse país onde se proibisse a alteração do nome das instituições. Uma vez criada não poderia ser alterada sob nenhuma hipótese. Tiraria o trabalho desses burocratas que ficam atrás de uma mesa inventando coisas para justificar seus salários. Se a proposta do vereador João Alberto não ganhar corpo e nada for feito, terá ele oportunidade de influir diretamente junto ao governo quando estiver na condição de secretário Regional, a partir de abril.

 

Elza.JPG

 

Mudança no nome depende de lei

 

 Perguntei à secretária adjunta da Educação, Elza Moreto a respeito da alteração do nome da Escola de Educação Básica Lages. Disse-me que é possível se fazer a alteração para acrescentar “Industrial”. Mas para isso será necessário fazer uma alteração na lei que criou a nova denominação, mas isso já está sendo providenciado, informou.

 

Deixe um comentário