A dívida dos estados

 

Pinho Moreira foi a Brasília para reunir-se com  governadores

 

pinhoppinho.jpg

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira e o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni, estiveram hoje, em Brasília, onde participaram da reunião dos governadores com o presidente do Senado, Renan Calheiros. O objetivo era de mobilizar o Congresso a votar o projeto de lei que altera os índices usados na correção das dívidas de Estados com a União.

Governo tenta barrar o projeto

O governo federal freou o projeto em pauta no Senado, alegando temor por uma classificação alarmante de risco do país, entre outros motivos. “Há uma manifestação clara do ministro da Fazenda no sentido de não haver a votação dessa matéria neste momento, em atenção aos indicadores macroeconômicos”, relatou o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Reflexo em Santa Catarina

Se votado no Senado Federal, o projeto de lei representaria uma redução de R$ 2,2 bilhões nos encargos da dívida de Santa Catarina até o ano de 2028.

 “Os Estados já têm uma margem muito pequena para investimentos em seus territórios porque cada vez mais as receitas tributárias se concentram em Brasília. Os recursos absorvidos pelo serviço da dívida só agravam essa situação. A renegociação nos dá um pouco de fôlego para investir no Estado”, afirma o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

Deixe um comentário