Eleições no PT
O diretório do PT de Lages realizouontem, as votações do Processo de Eleições Diretas (PED), que escolheu a direção do partido nos níveis municipal, estadual e nacional. O PED ocorreu de forma simultânea em todos os municípios do Brasil em que há organização partidária petista.
A votação
O vereador Professor Domingos, candidato único em Lages, foi eleito com 90% dos votos. A maioria dos petistas de Lages também escolheu o ex-deputado federal Claudio Vignatti para a presidência estadual: 77,55% dos votos, contra 17,34% para o prefeito de Brusque, Paulo Eccel. Claudio Vignatti foi eleito presidente do PT de Santa Catarina no primeiro turno, com mais de 60% dos votos. Sua vitória representa o sentimento da base petista em Santa Catarina em relação às eleições 2014: querem ser adversários e não aliados do governador Raimundo Colombo (PSD).
Em relação à direção nacional, 40% dos votos dos petistas lageanos foram para Rui Falcão, 40% para Paulo Teixeira e cerca de 10% dos votos para os outros candidatos. Nas parciais divulgadas pelo PT nacional até o momento, Rui Falcão mantém larga vantagem (70%) sobre seus opositores.
Foto: Adriana Palumbo