Neste verão faltará menos água

 

 

 

O diretor de Serviços Públicos da Semasa, o engenheiro Wilson Rodrigues esteve explicando aos vereadores a respeito dos problemas verificados na rede de abastecimento da cidade e os serviços emergenciais realizados recentemente.

Dentre as colocações feitas, uma em especial me pareceu bastante tranquilizadora: Garante que nesse verão o problema da falta de água será muito menor do que vinha ocorrendo em anos anteriores. Elencou uma série de providências que foram tomadas ao longo dos 10 meses da administração que permitiram a redução dos problemas.

Obviamente que não estarão resolvidos em sua totalidade, mesmo porque deixaram de ser feitos investimentos por mais de uma década. Estudos concluídos recentemente apontam que para pôr fim a todas as carências em se tratando de água e esgoto em Lages, seria necessário um investimento em torno de R$ 580 milhões.

Quer dizer, levaria mais 10 anos, no mínimo, para solucionar. Um dos problemas são as perdas. Calcula-se que desde sua saída da estação de tratamento até chegar à torneira de sua casa, de 35% a 50% da água se perde no caminho. As perdas já começam na própria estação de tratamento, cuja reforma está em curso. É bastante complicada, pois não dá para desativá-la. Tem de ser reformada com ela em funcionamento. Como lembra o engenheiro Wilson, essa estação foi construída em 1975, portanto, é natural que apresente problemas.

 

Recuperação da receita

 

Outra questão levantada pelo engenheiro foi o trabalho realizado pela Semasa para a recuperação de receitas, através de ligações que estavam inativas. Houve também o recadastramento dos consumidores beneficiados com a tarifa social. Das 2.800 que compunham o cadastro anterior, foram reduzidas em cerca de mil. Hoje somam 1.300 as famílias que pagam apenas a tarifa social do fornecimento de água.

Deixe um comentário