Peemedebistas da Serra tendem a apoiar Moreira sob certas condições

 

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira está percorrendo o estado para fazer sua campanha a fim de permanecer na presidência do partido.

A convenção do PMDB está marcada para o dia 29. Na sexta-feira esteve na Festa do Pinhão, para conversar com as lideranças. Mas, por lá também passou o deputado federal Waldir Colatto com a mesma missão, só que em nome de deputado Mauro Mariani que também pleiteia o cargo e a candidatura ao governo do estado pelo PMDB. Depende de quer assumir o partido saberemos de que lado o PMDB ficará: com Moreira, permanece na polialiança: com Mariani, sai com candidatura própria.

 

Cobrança do governo

 

Ao conversar com as lideranças da região Moreira sentiu alguma resistência por parte dos prefeitos do PMDB quando a Colombo. Cobram do governador um melhor tratamento a seus municípios. Insistem em lembrar que quando Luiz Henrique era governador privilegiou o PFL e agora as lideranças do PMDB não estão tendo o mesmo tratamento.

Mas o que eu ouvi de fonte extra-oficial da Secretaria Regional, em suas visitas aos municípios da região, Colombo tem insistido junto aos prefeitos que apresentem projetos para que possa liberar recursos, “mas eles só sabem pedir dinheiro para recuperar estradas”, me disse a mesma fonte.

 

Portanto não se trata de falta de vontade de Colombo, mas da iniciativa dos prefeitos. Também ouvi de algumas lideranças de que os peemedebistas da Serra seguem a orientação do prefeito Elizeu que é hoje a liderança mais forte da região. Esse não pode se queixar do apoio que Colombo tem dispensado às suas reivindicações.

 

 

Ajuda aos municípios

 

O PMDB reclama por um tratamento melhor do governo. Parece que Colombo está bem consciente disso. Tanto que já está na Assembleia projeto criando o Fundo de Apoio aos Municípios, que contará com R$ 500 milhões a disposição dos prefeitos. É dinheiro tomado do BNDES a fundo perdido, não precisarão pagar nem um real.

Por isso Colombo tem insistido em todos os lugares que vai para que os prefeitos façam projetos. É só o que precisam para ter direito à verba. Não basta ir ao governador pendido dinheiro para recuperar estrada. É preciso de projeto para receber o dinheiro.

Deixe um comentário