Hoje pela manhã, a Rádio Clube, realizou um balanço das atividades do Recanto do Pinhão que este ano teve a duração de 24 dias, se encerrando no último sábado.
A grande queixa das entidades que lá estiveram é de que houve um bom movimento, mas as vendas não foram significativas. Uma delas chegou a dizer que havia muitos vendedores ambulantes que circularam pelo evento, reduzindo a comercialização dos boxes.
Obviamente que ai entra a questão dos preços praticados. Uma paçoca de pinhão ao custo de R$ 25,00, entendo como sendo cara. Se não me engano, no ano passado eu paguei R$ 15,00. É verdade que a porção era bem generosa. Até além do ideal. Acredito que poderiam servir menos e cobrar menos. Mais pessoas poderiam comprar. Tanto que os ambulantes fraturaram, certamente porque os valores eram menores. É uma questão de bom senso.
Outras questões que as entidades observaram foi quando ao tempo de duração do Recanto. No período dos shows o movimento foi bom, mas caiu bastante quando terminaram.
O ideal, seria voltar a fazer o papel de “esquenta” da festa, e iniciar uma semana antes, e se prolongando não mais do que uma semana após.
Olha a ultima semana foi só gatos pingados e a turma do metanol, gastos com shows e estrutura para nada, ficar duas semanas depois da festa, só para agradar o CDL e mais nada, prefeitura deveria ser mais livre e não ficar na mão desses caras, sem falar num som alto que deixa o centro com muito barulho com musica ruim pra caramba sem falar que quase todos os grupos cantam as mesmas musicas. Só gastos para prefeitura e mais nada.
Alguém realmente acredita que alguém tenha saco e dinheiro pra 25 dias de festas?
Ano passado achei que tinham aprendido, mas infelizmente ainda não, deixam o som num volume muito alto, espanta quem passa perto, tenho comércio na praça e é sempre assim, as pessoas dão uma olhada, baixam a cabeça e fogem do barulho, ano passado foi bem melhor, tanto em vendas como em público e o som era mais agradável, este ano estava contando os dias e horas que faltavam pra acabar o recanto, o som deixa a gente atordoado, atrapalha em muito as vendas.
Por isso que a Serra Catarinense nunca vai prá frente. Nunca tá bom aumenta os dias reclama. Diminui os dias reclama, chove reclama. Agora Diminuir o lucro nada. 25,00 um prato de paçoca é roubo. Pinhão moído no liquidificador esquentado e vender a 25 e roubar. Com relação aos ambulantes não seja problema deles também ganhar um dinheiro para aumentar a renda familiar até porque as entidades não estão pagando aluguel, nem água, nem luz isso é o povo que paga água e luz da rua. Nem imposto está pagando para vender no Calçadão e ainda reclama. Tem entidades que eu não vejo prestação de contas a solenidade, outras tem o maior patrimônio internacional como o caso da APAE e até o meio da rua ganha para fazer praça. É simples no ano que vêm não vá de o direito para outros.
O problema é que essas entidades usam esses eventos para conseguir dinheiro para manter os serviços funcionando, se a gente meter um “não faça então” e eles não fizerem, eles fecham.
Imagina se uma APAE da vida decide não atender mais em Lages, o tamanho do problema que seria para a cidade!
Essas questões são complicadas sabe, a prefeitura não concede para as entidades espaço sem custos atoa, a cidade precisa que a Sociedade Civil continue atuando.
A paçoca estava boa! Os dias foram ideais, poderiam prolongar mais! Afinal de contas festa com música de graça, que seja no centro da cidade é raro! Lages que tinha os jovens estudando e enfeitando o centro da cidade, os segregou para os rincões da cidade. Retiraram o Aristilhano, uma escola para todos, inclusive estudantes dos bairros! Triste. Lages só decai, agora se retirarem o Recanto do Pinhão onde participam pessoas de cidades vizinhas, daí é só fechar o município pra balanço!
parece que quem comenta não conhece muito bem o que fala. Pelo que li a mudança dos prazos foi um pedido do CDL, entidade que representa o comércio. Li declaração do Zulmiro, o presidente falando que o Recanto teve um movimento bem melhor que o ano passado. A ideia é que o inverno, que começou agora, tenha atrativos até o final de julho para atrair os turistas. Portanto é muito amador dando pitaco errado.
É que o CDL não representa as entidades neh, interesses diferentes.
Uma festa na basta só música, tem que ter atrativos de qualidade. Depois do fim da festa só o domingo da família teve o bom público. Dias de semana a tarde só dava metanol dançando na frente do palco, amador é quem teve essa infeliz idéia. Tem que voltar como era um esquenta uma semana antes e continuar até o final da festa. Mas trazer atrações sejam realmente agradáveis de se vê e escutar por que tinha algumas que pelo amor de Deus.
Fui voluntario.. Fiz paçoca, para uma entidade. Sei o preço pago pelos produtos..
Para nossa gente, estava cara, mas para o turista, acredito que não..
Compre os ingredientes e faca uma, para ver, quanto gasta..
Pinhão moído, carne de porco, gado, calabresa, Bacon, sal, óleo, gás, etc. e tal.
A porção, dava mais ou menos, 300gramas..
Se fizesse , mais barata, com menos, iriam reclamar, pois não estava cheia..
No mais, quem comprou, acredito que fez com gosto, pois além de comer, estava ajudando essas entidades…
Vi o esforço, de cada voluntario.. Não é facil, enfrentar sol, chuva e frio…
Os que reclamam, garanto que nunca fizeram um trabalho voluntario…
Olha se quem tava lá todo dia fez esse comentário é porque realmente o modelo não deu certo. Não basta barulho na praça para melhorar o movimento e atrair turistas. As apresentações tem que ser variadas e de qualidade,por que tinha cada uma que acho que devem ter implorado para se apresentarem. Realmente concordo que o modelo antigo supria bem a diversão durante a festa, algumas coisas melhoradas é claro. Tinha tardes que só tinha metanol dançando na frente do palco. Quanto as preços isso é questão de comércio, mas também temos que lembrar que moramos numa Região pobre e para o lageano assalariado seja alto e o turistas fica somente poucos dias.
Essa administração destruiu o Natal felicidade, destruiu a limpeza da cidade, destruiu o aeroporto e os voos comerciais, destruiu o atendimento as crianças nas escolas, destruiu todas as máquinas novas compradas, destruiu a festa do pinhão, não acompanhou e destruiu um senso que não houve ( esperem o resultado). Essa administração é a da destruição!
10 conto um algodão doce! As comidas estavam bem caras o que acaba afastando a vontade de comer. Destaque para o domingo da família a praça estava lotada de gente, o que mostra que com boas atrações o lageano vai…
Pior mesmo, foi escutar o Pedro Freitas..