Hoje, pela manhã, houve tumultuo na Unidade de Saúde Central de São Joaquim (Posto de Saúde).
Eram 11 horas de domingo quando começaram a chegar as primeiras pessoas para agendar consulta pelo Cisamures (Consórcio Intermunicipal de Saúde), Munidas com cobertores e casacos chegaram a dormir na porta pelo lado de fora do posto mesmo com o torturante frio do mês de julho.
A fila já contava com mais de 200 pessoas essa manhã, quando foi informado que apenas pouco mais de 60 requisições estavam disponíveis. Revoltadas, as pessoas começaram a insultar os funcionários do Posto de Saúde alguns ameaçaram quebra-quebra.
Uma senhora de 70 anos veio do Pericó e aguardava na porta do Posto para ser atendida desde às 3h da manhã eram 8h35min e essa senhora ainda não havia sido atendida.
Para o Secretário da Saúde de São Joaquim Felipe Pacheco infelizmente esta é a realidade de São Joaquim: – São 78 fichas que a Amures disponibiliza para São Joaquim que é medido pelo percentual de habitantes de cada cidade.
A prefeita Marlene Kayser pretende ir até Lages intermediar um maior número de consultas com especialistas pelo consórcio.
Veja imagens:
http://www.youtube.com/watch?
Imagens Dionata Costa
Redação São Joaquim Online