Algumas pessoas que costuma usar com regularidade o aeroporto de Lages estão preocupadas com relação ao aeroporto de Lages porque estaria abandonado tanto pela prefeitura como pela empresa terceirizada. Periodicamente a documentação tem de ser atualizada junto à ANAC e há quem diga que isso não está sendo feito. Dentre os problemas citados estaria a falta de manutenção da cerca, o acesso aeroporto é só buracos, a pista não está recebendo reparos para evitar possas de águas em dias de chuva, final de semana – principalmente nos domingos- não tem limpeza no terminal. Além da desmotivação da equipe do aeroporto, o mato tomando conta e há proliferação de pássaros no sítio aeroportuário.
Como tudo isso implica também na questão de segurança do aeroporto, estas providências se tornam fundamental até para a continuidade dos voos. E, isso que os voos tem hoje 80% de ocupação.
Até pode ser tomado como bobagem a questão da manutenção da cerca, mas se permitir a invasão de animais na pista, coloca em risco a segurança dos voos e se um piloto relatar a presença de animais, a operação das aeronaves pode ser canceladas.