Problema dos javalis se agrava

 

Os javalis estão tirando o sono no prefeito de Campo Belo do Sul, o padre Edilson de Souza. Nessa segunda-feira deverá divulgar um relatório contendo o resultado de um levantamento dos danos causados por esses animais no município.

Prefeito Edilson (D) durante a audiência pública que discutiu o problema. 

Há produtores que chegaram a perder R$ 40 mil, de investimentos feitos em suas lavouras, que foram simplesmente dizimadas pelos javalis. A população desses animais continua crescendo e comendo tudo o que encontra pela frente.

Como vivem em varas, é até mesmo perigoso alguém se confrontar com esses animais quando anda pela mata. Nessa região de Campo Belo, a presença do javali é mais intensa, embora esteja espalhado em toda a região desde o rio Pelotas.

 

No início de maio o deputado Gabriel Ribeiro, com o apoio dos deputados César Valduga (PCdoB) e Natalino Lazaré (PR), realizou uma audiência em Lages para discutir soluções mas, pelo que vimos o assunto não avançou. Pelo menos quanto a necessidade de se facilitar a caça a esses animais. Naquela audiência, o secretário adjunto da Agricultura, Airton Spiers já dizia que o governo estava preocupado com a questão, tanto que desde 2012 está sendo montado esquema de controle desses animais.

 

De lá para cá não se teve mais notícias de nenhuma ação que vislumbre solução.

Da audiência saiu a definição de que uma comissão se encarregaria de elaborar estudos técnicos que serviriam como base para a criação de leis e resoluções, cujos resultados seriam apresentados em um mês à Assembleia. Mas já passou junho, julho, agosto e setembro e chegou novamente a época do plantio, e nada foi feito. Não se sabe o que os produtores de Campo Belo terão para colher nessa próxima safra.

Deixe um comentário