O Mirante da Serra do Rio do Rastro, um dos tesouros turísticos mais emblemáticos de Santa Catarina, ere deverá passar por uma transformação significativa. Contudo o projeto não tem avançado. O Governo do Estado lançou, em fevereiro de 2025, o edital de concessão de uso e exploração do complexo, marcando um avanço inédito nesse processo.
Um aspecto importante desse edital é a manutenção da gratuidade no acesso ao mirante, um compromisso que demonstra a intenção de preservar a democratização do turismo na região. Contudo, vale ressaltar que esse edital enfrentou desafios, tendo ficado deserto em três tentativas anteriores.
Para os primeiros quatro anos da iniciativa, a previsão é de receber cerca de R$ 13,3 milhões em investimentos, com um montante total estimado de R$ 94,6 milhões ao longo de três décadas. As melhorias projetadas incluem a construção de um novo pavilhão principal, um moderno centro de visitantes, uma animada praça de eventos, restaurantes temáticos e uma infraestrutura de lazer e cultura que promete encantar os visitantes. Entre as propostas mais empolgantes, estão a criação de uma ponte de vidro oferecendo vistas panorâmicas, um bondinho turístico que conectará diferentes pontos do mirante, uma pista de esqui artificial e até um bike park para os amantes da adrenalina.
Não despertou interesse, tem que ter um público muito grande para equacionar com os gastos. Dificuldades operacionais para chegar ao local facilmente e um grupo interessado que planeje ganhos a longo prazo. Isso não é para agora.
Governo fez a parte dele, faltam investidores com coragem e acreditar no projeto.
Logo aparecerá.
VamoQvamo
O empresario privado quer ter no horizonte de investimento algum retorno a médio prazo. O litoral já tem seu público cativo. Gosto do Mirante como projeto para a região. Acho que daqui a pouco aparece interessados.