Questionamento sobre aplicação dos recursos destinados aos idosos

O deputado Mário Motta (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira (2) para anunciar que encaminhou à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família um pedido de informações acerca de problemas que estariam ocorrendo no atendimento voltado à população idosa no estado.

O questionamento acontece na semana em que se comemora o Dia do Idoso (1º/10), data que, conforme destacou, deveria ser de celebração, mas que tem evidenciado falhas na aplicação das políticas públicas voltadas a assegurar os direitos dessa parcela da população.

Ele citou, especialmente, a não aplicação dos recursos do Fundo Estadual do Idoso (FEI) e as irregularidades detectadas pelo Ministério Público de Santa Catarina em três instituições de longa permanência para idosos no município de Palhoça, como ausência de alvará, infraestrutura precária, profissionais não qualificados, alimentação inadequada e maus-tratos.

Nesse sentido, Motta afirmou querer saber por que somente 2,58% dos recursos do FEI foram aplicados até o momento em 2025 e quais medidas estão sendo adotadas pelo órgão para garantir que as verbas restantes sejam executadas ainda neste ano. Também questionou quais ações serão implementadas para evitar que situações semelhantes às das instituições de Palhoça se repitam em outros municípios do estado.

Deixe um comentário