A Serra poderá conta com uma Rede de Proteção ao Turismo

A Serra Catarinense estuda a implantação de uma Rede de Proteção ao Turismo, nos moldes de iniciativas já consolidadas em cidades de forte vocação turística, como Gramado (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

A proposta foi apresentada pelo comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, tenente-coronel Marcos Paulo Rangel, durante a assembleia de prefeitos da Amures. O oficial defendeu parcerias com os municípios para fomentar os negócios turísticos de forma mais segura nos 18 municípios da região.

Segundo Rangel, a ideia surgiu de um estudo acadêmico realizado dentro da corporação e prevê a criação de patrulhamento ostensivo, motorizado e a pé, em pontos turísticos, como pousadas, vinícolas e atrativos naturais. A presença policial traria maior sensação de segurança, resposta rápida a ocorrências e outras medidas, como a elaboração de cartilhas educativas voltadas ao turismo.

“A capacitação dos policiais será a chave dessa parceria. Eles poderão orientar turistas sobre os atrativos locais e, ao mesmo tempo, proteger pessoas e equipamentos turísticos”, explicou o comandante. Ele citou como referência o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas de Gramado e a Companhia de Turismo do 14º Batalhão da PM de Foz do Iguaçu, que possuem unidades especializadas em segurança turística.

Deixe um comentário