Estudantes apresentam declarações falsas para se beneficiarem da Universidade Gratuita

Milhares de alunos de alta renda com carros de luxo, de família empresarial e servidores públicos estão entre os beneficiados do Universidade Gratuita (UG) e do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) em Santa Catarina. Os programas concedem bolsa total e parcial para alunos carentes ingressarem no ensino superior via Acafe (bolsa integral) e particulares (integral e parcial).

O colunista Renato Igor teve acesso às informações de um relatório realizado pelo Tribunal de Contas (TCE) que utilizou cruzamento de dados e apontou indícios de declarações falsas de renda por parte dos estudantes. O processo seguiu na última quinta-feira (29) para a análise do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático da educação dentro do TCE/SC. O documento será apreciado pelo plenário da Corte de Contas nas próximas semanas.

Secretaria de Educação (SED)

A Secretaria de Estado da Educação (SED) preza pela ótima utilização dos recursos públicos. Logo, a avaliação e o acompanhamento dos órgãos de controle sobre a correta aplicação desses recursos nos programas Universidade Gratuita (UG) e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) são entendidos como imprescindíveis, já que os programas devem atender aqueles estudantes que apresentam maior índice de carência.

A participação do TCE é também uma possibilidade de ajustes, caso sejam necessários, uma vez que o ciclo de implantação dos programas se encerra somente no primeiro semestre de 2027. Até lá, todas as recomendações e ajustes que surgirem são possíveis de serem aplicados e são absolutamente muito bem-vindos.

A reação da Acafe e da SED é positiva, na medida em que encara o trabalho técnico do TCE como forma de aperfeiçoar o programa e fazer com que o mesmo se destine a quem, de fato, mais precisa.

13 comentários em “Estudantes apresentam declarações falsas para se beneficiarem da Universidade Gratuita”

    • Não importa a ideologia, o que importa é a honestidade, nesse caso enganou foi descoberto e espero que sejam punidos.

      E o pessoal que roubou os aposentados do INSS já foram presos?
      Não né pois se tivesse alguém da direita envolvido já estaria no fundo das grades.
      Justiça deve ser igual para todos e não por ser de direita ou de esquerda.

      Responder
    • Se sabe de alguém faz uma denúncia no MP.

      Tem muito vagabundo que ganha bolsa família, tem muito vagabundo que ganhou auxílio emergencial mas teve que devolver, e isso foi denunciado e está público para quem quiser consultar, infelizmente tem de tudo em um país onde o presidente é um larápio e tá cheio de gazelas defendendo.

      Responder
  1. Eu havia falado dos picaretas de plantão. Estes que se dizem não precisam do governo porque papai paga tudo e na verdade não é bem assim eles podendo são os primeiros a darem o golpe. Eu já trabalhei em setor de bolsa de estudos do governo e o que vinha de golpe é principalmente de filhinhos de papai que se achavam. Principalmente na faculdade de Medicina que era a mais cara. Declaravam não ter renda até porque morava em república e nós íamos chegar os dados os pais eram pecuárista e outros mais em suas cidades de origem e o espartilho do filho querendo dar o golpe em bolsa de estudos. No tempo do Crédito Educativo hoje FIES eram uma dificuldade para ganhar o crédito. Na faculdade que eu fiz só uma menina ganhou uma das famílias mais ricas de Concórdia na época. Esses que apresentaram documentos falsos não podem nem entrar num curso de medicina se já é picaretas nas questões de honestidade imagine isso ser um médico então o código de ética é nada será a mesma coisa nada. Certo o governo tem que chegar tudo, IPTU na cidade, declaração de imposto de renda, Detran, cartório de registros. E na maioria não eram pobres golpista e sim filhos de papai. Se nós questionace um dado ou uma informação recebia ameaças das. Famílias que ia nos entregar para reitoria. Durante 4 anos era muito difícil trabalhar em setor de bolsa seja nas faculdades ou no governo. O que tem de picaretas achando ainda que estão certos você que trabalha é que é o desonesto.

    Responder
    • JB antigamente era mais fácil burlar, atualmente quase impossível pois com an internet tudo é interligado, receita federal, governo de estado, prefeitura e demais órgãos públicos.
      Mesmo assim não entendo como a receita federal não pega os que roubaram os aposentados do INSS pois tem carrões no nome mas incompatibilidade com o que declaram o que recebem.

      Responder
  2. Olivette ótima matéria.
    Segue p voce ver a situação:
    Chama atenção em Lages SC uma estudante foi contemplada com bolsa integral para o curso de Medicina na UNISUL por meio do programa Universidade Gratuita, FUMDES, voltado a alunos com maior Índice de Carência. O curioso? Ela é filha de uma autoridade política local com cargo de DESTAQUE no Legislativo municipal.
    A jovem aparece como aprovada no edital do FUMDES – fundo estadual que banca bolsas com recursos públicos.
    Planilha de aprovados – UNISUL 2024.1
    O caso desperta questionamentos não apenas pelo perfil socioeconômico da beneficiada muito distante do público do programa , mas também pela coincidência de nomeações políticas recentes onde o Politico da Câmara de Vereador desde a concessão da Bolsa tinha cargo na ALESC com Deputado Lageano próxima ao governo comissionado da Assembleia Legislativa de SC. Veja o edital e tire suas conclusoes.

    https://www.unisul.br/wp-content/uploads/2024/04/Planilha-de-aprovados-FUMDES-2024.1-UNISUL.pdf

    Responder
  3. Cruel é ler certos comentários que são feitos! Deveriam pesquisar a fonte antes de escreverem besteira! Corretíssimo sim uma publicação : a Direita e Extrema Direita e a Pseudo Esquerda lageana são experts em falcatruas, até porque recentemente tivemos mandatários do poder executivo presos ! O que mais chama a atenção são os puxa sacos ,legítimos pobres de direita defenderem seus patrões! Surreal essa parte imbecilizada politicamente na atualidade! Talvez uma leitura do Bertold Brecht faria bem ao cérebro desses capachos de políticos “espertos”! Ah, o livro é ” O Analfabeto Político”!

    Responder
    • Tem riquíssimos da extrema esquerda. mas so voce sabichão leu, se informou, tem habilidades politicas, não é analfabeto politico,. Realmente é cada um que aparece. Realmente cruel é ler o que escrevem sem noção. Uma pena que tem o mesmo nome meu. Falou tanto que so demonstrou a pobreza de espirito.

      Responder
  4. Depende do servidor publico nhe, que sejam claros. Servidor da prefeitura também é servidor publico e tem quem ainda ganhe menos que o piso salarial.

    Responder

Deixe um comentário