Divulgado calendário do IPVA para 2025 em SC

Santa Catarina definiu o calendário de pagamento do IPVA para 2025. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), as alíquotas aplicadas no estado estão mantidas: 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e 1% para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de carga/passageiros e os destinados à locação. 

Sem aumentar o imposto, o IPVA catarinense continua na lista dos mais baratos do Brasil, abaixo do que é praticado em pelo menos 24 Estados. Além de Santa Catarina, o Acre e o Espírito Santo também têm alíquota de 2%. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por outro lado, têm alíquotas de 4% para veículos de passeio e estão entre os mais caros do País. O percentual também é maior nos Estados vizinhos: 3,5% no Paraná e 3% no Rio Grande do Sul. 

Atualmente, o estado tem 6.177.362 veículos registrados em sua frota, dos quais 4.993.715 são passíveis de tributação. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. O imposto considera o mercado automotivo catarinense, conforme prevê o artigo 6º da Lei nº 7.543, de 1988. 

Formas de pagamento

O contribuinte tem três alternativas para o pagamento do IPVA* em SC:

  • Cota única: o imposto deve ser quitado até o final de cada mês, de acordo com o final de cada placa – o prazo para placas com final 1 vai até 31 de janeiro.
  • Parcelamento em três vezes sem juros: o pagamento da 1ª cota deve ocorrer até o dia 10 de cada mês, de acordo com o final de cada placa – placas com final 1 têm até o dia 10 de janeiro para pagar a primeira parcela.
  • Parcelamento em até 12 vezes pelo cartão de crédito: pagamento por meio de uma empresa credenciada no link. Esta opção se dá por operação financeira semelhante a um empréstimo e tem incidência de custos de financiamento, incluindo juros e demais encargos acrescidos às parcelas.

*A opção de pagamento via PIX deve ser regulamentada no início de 2025

Isenções

Motocicletas até 200 cilindradas e veículos com 30 anos ou mais de fabricação são isentos do pagamento do IPVA em Santa Catarina. A isenção para as motocicletas está condicionada ao não cometimento de infração de trânsito no ano anterior e é concedida automaticamente.

12 comentários em “Divulgado calendário do IPVA para 2025 em SC”

  1. Além das isenções mencionadas, o governador Jorginho abriu mão de cobrar IPVA de barcos e aviões, isso pode parecer que é favorecimento para os ricos, mas vejam que há um grande número de pescadores e também fábricas de embarcações e de aviões, o que se cobrando o IPVA iria diminuiria o interesse de novos compradores.

    Responder
      • Você não conhece a indústria catarinense mesmo né ?
        Tem a Wega que fábrica aviões de pequeno porte em Palhoça.
        E aproveita que tá em floripa e pergunte pra algum pescador se ele está feliz em não pagar o IPVA do barco dele

        Responder
  2. Nos outros estados os veiculos são isentos com 10, 15 e no máximo 20 anos de uso, chegando quase sempre a um máximo de 40% do valor do veículo tabela FIPE, já em SC chega a 60%. Contudo desconheço a lei que alterou esse valor para 30 anos, pois a que me lembro se refere apenas a veículos fabricados antes de 1985 é que seriam isentos.

    Responder
  3. Não vão cobrar sobre aviões, helicoteros, iates, lanchas, etc…a desculpa são os barcos de pesca era só isentar esses, mas esse valor que deixara de ser cobrado, dos ricos, poderiam ser usados para construir 80 escolas por ano, mas tambem não é vantagem seriam escola para pobres, esses pouca importania tem.

    Responder

Deixe um comentário