A prefeita eleita em Lages, Carmen Zanotto e o vice-prefeito eleito Jair Junior anunciaram na manhã desta segunda-feira (16), mais cinco nomes que farão parte da equipe de governo a partir de 2025. A divulgação oficial ocorreu durante coletiva com a imprensa no auditório do Mercado Público Municipal.
O Coronel de Engenharia, Cleber Machado Arruda assumirá a Secretaria de Obras; Pedro Donizete de Souza, será o futuro Secretário da Agricultura e Pesca; Dilmar Antonio Monarim, aceitou o convite para a presidência do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi); Sargento Ribeiro, assumirá a Defesa Civil e Kevin Gonçalves Calbusch, será o Executivo do Programa de Defesa do Consumidor (Procon).
“Estamos estruturando nossa equipe de governo com muita responsabilidade. As pessoas convidadas para as funções são técnicas, cada uma em sua respectiva área, e juntas formarão a equipe que vai agregar suas experiências e conhecimentos na melhoria da nossa Lages” disse a prefeita eleita Carmen Zanotto. “Nosso trabalho continua no sentido de definirmos quem estará à frente das demais secretarias e setores estratégicos da administração municipal. Estamos formando a equipe que vai, de fato, tirar o plano de governo do papel”, acrescentou.
Os nomes divulgados nesta segunda-feira, somam-se às dez pessoas já anunciadas anteriormente, que assumirão as funções à partir de 1º de janeiro: o vice-prefeito eleito Jair Junior assumirá a Semasa; Samuel Ramos será Chefe de Gabinete; Rosane de Oliveira, Procuradora Geral do Município; Susana Zen aceitou o convite para a Secretaria da Saúde; Cristian Roberto Antunes de Oliveira, assumirá a Secretaria da Educação; Jean Davis Corbellini comandará a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente; Suzana Pereira Morais Duarte a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher; Malek Rau Dabbous, a Secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana (SEPLAM); Evandro Frigo Pereira será o Secretário de Administração e Fazenda e Paula Cristina Pinheiro Granzotto assumirá a Auditoria Geral e Controladoria Interna.
Confira a relação dos nomes anunciados:
Coronel de Engenharia Cleber Machado Arruda – Secretário de Obras
Coronel de Engenharia Cleber Machado Arruda, tem 52 anos, natural de Oliveira (MG) é casado com Virginia Vieira Andrade Arruda e tem dois filhos, Luiza e Heitor. Incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas/SP.
Comandou o 1º Batalhão Ferroviário, em Lages entre 2018 e 2019. Atualmente é o Comandante do 5º Grupamento de Engenharia, sediado no Rio de Janeiro, função que deixará, a partir desta quarta-feira (18). No próximo dia 31, será transferido, a pedido, para a Reserva do Exército Brasileiro.
Possui graduação de Bacharel em Ciências Militares (Curso de Engenharia Militar) pela Academia Militar das Agulhas Negras (1995), Mestrado em Operações Militares para Oficiais de Engenharia pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (2003) e Mestrado Acadêmico em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (2013). Participou de diversas missões internacionais.
Como Comandante do 1º Batalhão Ferroviário, em Lages, esteve à frente de importantes obras de engenharia pelo Brasil, a exemplo do planejamento e início da execução da duplicação de um trecho de 51 quilômetros da BR-116 no Rio Grande do Sul. Esta obra envolveu milhares de metros cúbicos de terraplenagem, pavimentação asfáltica, construção de pontes e demais obras de superestrutura. O canteiro de obras contava com 300 militares e 150 equipamentos e viaturas.
“A convite da prefeita eleita Carmen e acreditando no projeto de governo para Lages, concordei em assumir a Secretaria de Obras. Eu e minha família fixamos residência em Lages há dois anos. É a cidade que escolhemos para morar de forma definitiva”, destacou o Coronel Cleber. “Nos próximos dias deixarei o serviço ativo no Exército e poderei então me dedicar, de forma total e exclusiva, a esse novo desafio à frente da Secretaria de Obras. Trabalharemos em conjunto com as demais secretarias. Não tenho dúvidas de que teremos sucesso nessa missão”, acrescentou.
Pedro Donizete de Souza – Secretário da Agricultura e Pesca
Pedro Donizete de Souza, 59 anos é filho de Osni Batista de Souza e Inês Basquerote, ambos agricultores familiares. Tem três filhos, Lucas, Leonardo e Bruno. Trabalhou na Secretaria Municipal de Agricultura de Lages por 16 anos, entre 1986 a 2002. Participou ativamente da criação e implementação de projetos na área de silvicultura, horticultura, psicultura e na criação das Associações das Comunidades Rurais Organizadas (ACRO).
Atualmente é servidor efetivo da Epagri, como Extensionista Rural, função que ocupa desde 2002. Possui graduação em nível superior em Ciências Sociais pela Uniplac.
Dilmar Antonio Monarim – Presidente do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi)
Dilmar Antonio Monarim, 55 anos, é casado com Karla Rocha Monarim e tem três filhos, Luca, Manoela e Maia. Empresário e advogado OAB 9136. Possui pós-graduação em Gestão Empresarial, especialização em Direito Previdenciário e formação na Escola de Governo ENA.
Exerceu as funções públicas de Secretário de Desenvolvimento Econômico de Lages entre 2009 e 2012. Atuou como Presidente do LagesPrevi entre 2013 e 2016, período em que foi implantado a segregação de massa do Instituto em Plano Previdenciário e Financeiro.
Sargento Ribeiro – Secretário Executivo da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil
Sargento Paulo da Silva Ribeiro, 50 anos, é casado com Mariléia Silva Ribeiro, pai de dois filhos, Marielle e Guilherme e avô da Maite. 2º Sargento da reserva remunerada da Policia Militar onde atuou por 31 anos sendo que 25 anos foram dedicados ao Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), trabalhando com crianças, adolescentes e pais, na prevenção às drogas e a violência.
Professor universitário e professor na área da educação especial, sempre envolvido com as causas voltadas ao bem-estar das pessoas. Possui graduação em Pedagogia pela Unifacvest com especialização em Psicopedagogia, pelo Instituto AUPEX.
Kevin Gonçalves Calbusch – Executivo Procon
Kevin Gonçalves Calbusch, 29 anos, filho do advogado Roberto Everton Calbusch e da corretora de imóveis, Jaqueline Brum Gonçalves Calbusch, é advogado tributarista, formado pela Uniplac. Atuou como Procurador concursado da Celesc.
Possuí especialização em Direito Público pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e formação na Escola de Magistratura Federal do Rio Grande do Sul (ESMAFE-RS). É mentor de jovens advogados na Subseção da OAB em Lages e de pequenos e médios empreendedores.
SECRETÁRIO DE AGRICULTURA É FORMADO EM CIENCIAS SOCIAIS. TECNICISMO ONDE??? ELE É PRODUTOR? AGRICULTOR? KKKKKKK
NÃO TEM COMO DAR CERTO.
Um secretariado muito fraco, mas é o que é possível, pelas limitações financeiras. A realidade vai se impondo. Carmen será um governo Décio II.
Parece time da segunda divisão kkkkkkk.
Os que forem escolhidos, todos, formarão um time 1000X melhor ao que aí se encontra.
Pior que o time do Coroné não existe no mundo.
Este time que está saindo é o IBIS no futebol.
Pior não há.
Só uma perguntinha boba? ,o chefe de Gabinete não teria que estar substituindo o prefeito na audiência do mesmo ?, se for assim quem irá substituir o coach, empreendedor e Brocher do mercado imobiliário SR incorporador ??
Já posso deixar meu currículo para SUB-CHEFA DE GABINETE ou ainda está sedo?
Pois é, Juliana!
Antes mesmo de “assumir” já está flertando com a improbidade administrativa.
Sr Jose, comissionado não pode ter outra atividade ? Tem que ser dedicado 8 horas ? Então o diretor de gabinete da Carmen não pode ter uma imobiliária? E se ele for após as 18 horas ? Me explique .
Julio, eu te explico Julio Cesar, o pobre não pode nem fazer hora extra que vem Coren e ministério disso é daquilo , agora o político que ficou rico nas costas dos outros recebe 4 fontes de renda mais não faz nada em nenhuma !.
Entendeu ohh Babá Eggs
“Após as 18 horas”, vai “revolucionar” o mercado imobiliário lageano?
Durante o horário comercial vai negociar imóveis no gabinete da prefeita? Com o celular institucional?
Tá na cara