Amanhã, dia 22 de novembro, Lages completará 257 anos de fundação, isto é, desde quando Correia Pinto de Macedo pisou nestas terras de mala e cuia com a missão de estabelecer aqui uma povoação. É que antes, ele já havia estado por aqui como tropeiro, tanto que foi escolhido para a missão de aqui instalar uma vila, com objetivo de proteger estas terras da invasão espanhola, por já conhecer estas paragens.
Quanto ao fato da data não entrar nos calendários dos feriados, há uma explicação. Em 1980 foi feita uma reforma neste setor, visto que eram muitos os feriados existentes. Além do Natal e 1º do ano, foram mantidos os feriados de 21 de Abril, de Tiradentes; Corpu Christi, 7 de Setembro, Dia de Finados e dia da Proclamação da República. Foi também estabelecido que os municípios tinham a opção de escolher apenas mais um feriado.
A maioria deles optou pelo dia da fundação, mas Lages, com um povo muito religioso, preferiu estabelecer o feriado no dia de sua padroeira: Nossa Senhora dos Prazeres.
Foi fixado por lei, aprovada pela Câmara e foi uma lei federal que lhe concedeu esta prerrogativa.
Então tá. Povo muito religioso, mas não sabe votar.
Povo burro religioso aonde?
O lageano é deveras religioso em sua essência.