“Esta crise na saúde, provocada pela epidemia de dengue e pelo avanço das doenças respiratórias, mostra que muitos municípios não estão cumprindo com suas responsabilidades. Em vez de melhorar suas estruturas de saúde e equipar os pronto-atendimentos, preferem encaminhar seus pacientes para municípios com hospitais de referência, pressionando as equipes médicas. É imprescindível examinar a rede de atendimento, a capacidade e eficiência dos municípios na administração dos serviços de saúde”, afirmou o deputado Vicente Caropreso (PSDB) durante a discussão mais aprofundada sobre a situação da rede de atendimento de urgência e emergência na saúde pública de SC, na Assembleia, com a presença da secretária da Saúde, Carmen Zanotto.
De acordo com o deputado, pacientes com quadros de saúde menos graves, que deveriam ser atendidos em pronto atendimentos municipais, acabam sobrecarregando as emergências dos hospitais. Ele destacou: “é uma correria de ambulâncias que vocês não imaginam”.
Zanotto concordou com o deputado, destacando que 75% dos pacientes que estão na porta das emergências dos hospitais “são azuis e verdes”, ou seja, apresentam quadros de saúde não emergenciais. Ela também enfatizou a necessidade de os municípios de médio e grande porte contarem com estruturas de atendimento médico adequadas.
“Não podemos aceitar a ausência de UPAs em cidades de grande porte e não se pode chamar de UPA uma estrutura que não conta com laboratório para realizar exames de sangue”.
Reclama para Secretária de Saúde! Péra…
Ops!
Temos uma secretária de saúde fake em nosso estado! A incompetência tomou conta dessa secretária/política/marionete, fez morada nesse corpo e nunca mais sairá! Está criticando a pasta que seria de sua responsabilidade. Um verdadeiro disparate. E ainda quer ser prefeita….. Deus nos livre de uma desgraça dessas.