O prefeito de Rio Rufino, Ademar de Bona Sartor, coordenador do Consórcio de saneamento básico foi quem presidiu a reunião, hoje pela manhã, na sede da Amures, para a entrega do levantamento de georerrefenciamento pelo secretário de Desenvoilvimento Econômico, Paulo Bornhauasen.
Todas as prefeitura receberam os HDs contendo as informações que levaram três anos para ser concluídas e contem todas as informações, metro por metro, do estado de SC.,
trata-se de uma única foto montada por nada menos que 72 mil fotografias contendo todas as informações de 16% do território catarinense (a Serra), de mais de dois terabytes.
Significa dizer que não é qualquer equipamento que tenha capacidade para tod\ar essas informações. Por isso, a Amures também recebeu um equipamento de alta definição para poder usar e trabalhar as imagens, pois há uma riqueza de detalhes.
Com ele os municípios poderão ter os dados necessários para fazer os projetos e até referendar processos uma vez que a precisão é imprecionantes. A margem de erro é de apenas um metro.
Nesse levantamento aerofotogramético é possível não apenas conhecer o relevo e solo da região como a localização de rios e riachos, a cobertura vegetal, etc…
E segundo 0 secretrário Bornhausen, já está sendo verificado junto ao Ministério Público, para que, com os recursos do Fundo de Bens Lesados, possa ser feita a atualização permanente desses dados.