Vem do litoral também a cidade que mais cresceu em 12 anos no Estado: Itapoá, na costa norte, elevou a população em 108,3%, saltando de 14.763 para 30.750. O município, inclusive, foi o 5º do país que mais cresceu proporcionalmente o número de habitantes.
No estado existem hoje 14 cidades com mais de 100 mil habitanates, dentre elas Lages, que está em 10 lugar em número de habitantes:
Na estimativa de 2020, Lages tinha 157.349 habitantes, portanto, ganhou apenas mais 7.632 habitantes desde então. Enquanto que Joinville ganhou mais de 100 mil habitantes desde o último censo.
O volume representou um aumento de 5,27% da população local em relação à pesquisa anterior, de 2010. Ainda assim, a cidade perdeu posições no ranking das mais populosas no estado.
No Censo anterior, Lages ocupava a oitava posição, com 156.727 moradores. Agora, o município passou para o décimo lugar, ultrapassado por Palhoça (222.598), na Grande Florianópolis, e Jaraguá do Sul (182.660), no Norte do estado, que ganharam 85.264 e 39.528 habitantes, respectivamente.
Em 2010, Lages também havia caído duas posições em relação ao Censo anterior, o de 2000. Naquela ocasião, o município ainda havia perdido 955 moradores, tendência que ao menos conseguiu reverter agora, tendo ganhado mais 8.254 habitantes na comparação com 12 anos atrás.
O resultado do Censo ainda foi surpreendente em relação à estimativa que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traçava da população lageana: em 2021, era esperado que a cidade tivesse 157.158 habitantes, 7.823 moradores a menos (-4,74%) do que o número de fato averiguado.
Lages, apesar de ser bem localizada no contexto geográfico no sul do país, poderia estar no top 5 das cidades mais desenvolvidas em todos os quesitos dentro do estado.
Creio que o fator cultural da nossa região, agregado com uma falta de gestão politica de qualidade, e a falta de uma visão empresarial e inovadora de nossas entidades civis e privadas que agreguem valor a indústria e comercio são fatores determinantes para o índice pífio de nosso crescimento.
Não se admire se no próximo ranking a nossa cidade perder mais posições.
Melhor a realidade, do que viver de ilusões, uma pena….
É isso, concordo…
Este senso em lages totalmente furado, não houve empenho de ninguém, minha rua 20 casas , 2 não foram recensseadas. Muita gente não respondeu o senso. Em 30 anos a população não subiu 10 mil habitantes, com todos esses prédios, loteamentos e bairros novos. Há 30 anos lages tinha 90 mil eleitores, hoje tem 126 mil e a população continua a mesma. Todos os municípios cresceram de acordo com o seu eleitorado menos Lages. Essa administração que aí está acabou até com o senso, nada fez para auxiliar.
Quanta ignorância junta…
O censo tinha opção até de responder pelo celular se quisesse
Os recenseadores passaram mais de 3 em vezes em vários bairros
IBGE até ameaçou multar quem não respondesse
Mas claro quem entende de censo é tu né
E a questão dos eleitores ,é só usa cabeça
A população esta envelhecendo no Brasil, logo o numero de eleitores aumenta. Mas não necessariamente a população em si
Cinco Motivos porque Lages não está entre as 5 maiores cidades de SC:
1) maus gestores públicos
2) as vocações naturais estão agonizando (turismo rural, agroindústria, polo madeireiro, polo metal mecânico, comércio e serviços)
3) ausência de vôos e rotas aéreas
4) incapacidade de atrair investimentos, renda, empregos
5) baixa escolaridade
Na minha casa moramos em duas pessoas: minha irmã e eu. O pesquisador perguntou somente a renda da minha irmã (mais baixa), não foi informada minha renda (que é mais maior). Então fico pensando como ficam os indicadores sociais. Citei apenas um exemplo….
O mais duro são os lageanos desacreditarem o censo, imaginando que Lages tem mais habitantes que isso aí…Não tem, e muito por causa dos administradores da cidade nos últimos 40 anos…lembrando que os últimos dois foram ou estão presos…Quem sabe a população agora passa a ser mais criteriosa nas próximas eleições. Cidades como Itajaí, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça e São José desenvolveram-se economicamente e eram menores que Lages no censo de 1990…Quem passou a governar Lages neste período???
A direita sempre governou Lages e olha o resultado nestas décadas, nos contentamos com pouco e isso é nosso futuro.
A esquerda governou Chapecó, Blumenau, Brusque, Cricúma, Joinville, Blumenau, Itajaí e Florianópolis e adivinhe: Ninguém mais quer saber do PT nestes lugares! Nunca mais reelegeram seus candidatos nestas cidades. Em Chapecó, inclusive, descobriram à época (governo Fritsh – Uczai) que o chefe de tributos (indivíduo filiado ao PT há décadas – petista roubando, novidades?!) havia engolfado meio milhão de Reais…Não precisamos aqui em Lages de gente que vai encher a prefeitura com a cumpanheirada, mas, sim de gente que tenha visão e faça a cidade crescer…
Valeu Henrique…disse tudo..nota 10 !
Mas que chatice, este direita- esquerda.
Vc fala só isto.
Já te chamei diversas vezes de bobo da corte, e, cada vez tenho mais certeza que você é.
Isto que aqui escrevi é pra este papa siri do nevio.
Bobo da corte
Sim…
O que vai surgi de especialista em censo e estatística não vai está escrito
É mais do que evidente que a população do Brasil está envelhecendo e por consequência diminuindo
Lages por ser um lugar atrasado,isso é mais acentuado
Mas não é como se fosse diferente no resto do país
MDB é direira?
Conta de padeiro:
Dados da prefeitura indicam que Lages tem 70.000 residências registradas e que aproximadamente 10% está sem habitantes (venda, locação ou abandono), ou seja, 63.000 residências com habitantes…na rua em que resido a média de habitantes por residência é de três pessoas e jogando baixo acredito ser essa a média da cidade. Logo 63.000 x 3 = 189.000…na minha residência ninguém respondeu o censo. Pergunta: Por que tantos investimentos (construções de edifícios) na cidade? Pra quem morar?
Por isso mesmo se faz censo e não conta de padeiro.
Vocês acham os outros 50 a 60 mil lageanos em Itapema e B.Camboriu. Lages tem essa média de habitantes a 40 anos….podem pesquisar…abraço
KKKKKK, um idiota delirante, vai se catar pobretão de direita. Vou te dar um prato de comida.