Publiquei no CL

 

 

 

o foi sem razão que a Secretaria da

 Agricultura agora também é da Pesca

 

Na explanação feita pelo secretário da Agricultura, João Pereira (Boiadeiro) aos vereadores, na segunda-feira, surpreendeu a informação de que empresas especializadas em pescado têm se interessado pela região, tanto que sua pasta já está desenvolvendo projetos visando aportar recursos federais nessa área em Lages.

 

Boiadeiro.jpg

“Não foi sem razão que alteramos o nome da pasta, na reforma, incluindo a pesca (Secretaria da Agricultura e pesca)”, ressaltou Boiadeiro.

Diz ele que “temos um grande potencial a ser explorado a partir até dessas propostas interessantes que têm sido apresentadas, como a criação de pescados no sistema confinado aproveitando as barragens já implantadas, em implantação e ainda previstas para a região”, explicou ele.

Observa que o avanço da tecnologia nessa área permite que essa produção avance. Ele destaca que o consumo do peixe no Brasil tem aumentado, portanto o mercado é promissor. A partir desses projetos pode haver um aumento da produção de peixes de água fria, como a truta, cujo consumo tem aumentado.

 

Lages já produz 210 toneladas de truta

 

Hoje Lages já produz 210 toneladas/ano de truta, e segundo Nelson Bereta gerente da Epagri, também presente no legislativo, também se produz na região mais de 800 toneladas de carpas, tilapias e bagres, em 654 diferentes propriedades.

 

NelsonBereta.jpg

 

O Centro de Truticultura

Entendo que seria também o caso de reativar o Centro de Truticultura, em Pedras Brancas que há muitos anos foi abandonado. Como nas demais áreas, também aí retrocedemos. Através das propostas empreendidas pelo novo secretário, no caso das trutas, poderemos resgatar um projeto ainda da época do prefeito Dirceu Carneiro.

 

Deixe um comentário