Tenho acompanhado a negociação entre AMBEV e PREFEITURA sobre o patrocínio da Festa do Pinhão.
Analisando isoladamente o fato é claro que a gente sente que nossa maior indústria não venha a patrocinar nossa maior festa. Não tiro a razão do prefeito até de ficar chateado, mas é oportuno lembrar que esse patrocínio não depende da unidade industrial de Lages e sim do departamento comercial e de marketing da empresa.
Não podemos olhar a Ambev somente sobre este ponto de vista e ricar criticando. Ela é muito representativa na nossa economia e muito importante no nosso contexto. Se a Prefeitura der a exclusividade para a Ambev mesmo não tendo o patrocínio tenho certeza que a municipalidade terá somente a ganhar, com isso, no prazo e no conjunto da obra. Além do que a Ambev já representa na nossa economia ainda vai crescer muito mais, pois seus investimentos em novas linhas do litrinho, da cerveja Stella Artois, da cerveja sem álcool e da duplicação da capacidade de armazenagem correspondem a muitos milhões (número que não estamos autorizados a publicar). Significa a ampliação de no mínimo mais 200 empregos diretos e 450 indiretos e um bom acréscimo na arrecadação de ICMS. Hoje a Ambev já é a responsável por 56% do ICMS arrecadado na região e 65% do arrecadado em Lages. Em 2012 Lages recebeu em torno de 60 milhões do Estado de retorno do ICMS. Somente a Ambev é responsável por mais de 1/3 disso o que representa 20 milhões de receita. Para 2014 segundo os levantamentos ainda preliminares a AmBev deve representar algo em torno de 43% da nossa participação no retorno do ICMS.
A Ambev de Lages, que envaza 8 marcas diferentes de cerveja em 48 tipos de embalagem, produz mensalmente 4,7 milhões de hectolitros ocupando 85% da sua capacidade, além de ser a única indústria de grande porte na fabricação de cerveja em SC. É a 6ª. maior do Brasil e a 3ª. em produtividade segundo uma pontuação interna deles dentre as 48 unidades da América Latina. Por isso está recebendo novos investimentos.
Por isso eu acho que devemos ter a máxima cautela quando se fala de Ambev pois é uma das empresas que mais arrecada ICMS na região e também no Estado e é uma das mais importantes empresas de Lages, que ainda vai crescer muito.
Se outra empresa vir a ser a exclusiva da Festa será que eles teriam a mesma capacidade, agilidade e estrutura que a Incobel, distribuidora oficial da Ambev, oferece e que já faz isso hjá mais de 15 anos?
Luiz Spuldaro