A entrega do contorno viário da BR-101, na Região Metropolitana de Florianópolis, está mantida para dezembro deste ano. A informação foi passada pelo diretor de Operações da concessionária Arteris Litoral Sul, Antonio Cesar Ribas Sass, aos deputados da Frente Parlamentar da Grande Florianópolis, que fizeram uma visita técnica às obras, na manhã desta quinta-feira (27). O trecho engloba 23 municípios em sua malha viária e tem 356,6 quilômetros de extensão. O contrato foi assinado em 14 de fevereiro de 2008 com vigência de 25 anos.
Considerada a maior obra viária em execução no Brasil, o contorno da Grande Florianópolis terá como objetivo principal reduzir o tráfego no trecho urbano da BR-101 entre Biguaçu e Palhoça, melhorando a mobilidade da região. De acordo com o diretor da concessionária, praticamente 75% da obra está concluída.
“Nós temos avançado em torno de 3% ao mês na conclusão das obras. Todos os pontos do contorno estão em obra, com mais de 2 mil trabalhadores e 500 equipamentos. Nesse ritmo, se tudo continuar como está, a entrega do contorno será em dezembro de 2023”, afirmou Sass.
O diretor informou que dos 50 quilômetros de extensão, 30 já estão pavimentados. Dos quatro túneis duplos previstos, um ainda não teve a perfuração concluída, o que deve ocorrer até julho. O custo final do empreendimento será de R$ 3,9 bilhões.
Sass disse que os pontos mais problemáticos são os entroncamentos com a BR-101, tanto no norte, em Biguaçu, como no sul, em Palhoça, principalmente com relação ao solo.
Litoral está a séculos de distancia do resto do estado quando se fala em infraestrutura. Governos e mais governos investindo nesta parte do estado e deixando o resto pra trás. Culpa do povo que elege representantes locais mais preocupados com os próprios rab*# que com a região em geral.
Se o litoral estaria bem com essa obra eterna e que nunca termina… Imagine o nível em que esta o “interiôr”. Tem gente mesmo que acredita em tudo das propagandas, o melhor e o maior da galaxia é sempre em SC mesmo.
E pra cá que nem obras eternas temos?
Trafegue pela area do litoral, faça um tour do norte ao sul do estado, e admire as obras estruturais que por la tem. É obra gigante em cima de obra gigante, pontes maravilhosas, rodovias com acessos rápidos, viadutos e mais viadutos. Por aqui fazem festa pelo viaduto do batalhão….
Faça tour fora de SC Pedro, até do Brasil, só para ter uma base de comparação melhor.
O tamanho da volta! Quase que anda para trás! Baita Engenheiros! Baita DNIT que só faz cagada em cima de cagada. Um monte de loteamente bem onde passava o projeto da rodovia desde os anos 50!
Mas o objetivo da obra não é diminuir a distância, e sim desafogar o trânsito das principais entradas de floripa.
Rafael, tu és um jênio! Como que não percebi antes? O importante é rodar, para não ficar parado, nem que seja andando em círculos e voltas, em lugar de linha reta, ou até mesmo ir para o lado oposto do pretendido! Temos um bom exemplo de andar bastante, dando volta, como a enjenharia da prefa fez lá para os lados do CAV. Entendi, o importante é mover-se, e nao chegar cedo, nem antes, nem andar mais rápido… SQN.
Sim, ótimo exemplo, o trânsito dos exemplos que vc citou são idênticos, os da entrada de Floripa e o do CAV. Pela sua lógica os “enjeinheiros” deviam desativar os anéis viários de cidades como São Paulo e Curitiba, pq tem que dar voltas, o correto é passar pelo meio da cidade.
Sim, o povo urbano deve se deslocar em linha reta, em lugar andar em circulo pagando passagem de busao nos ditos aneis viários que tem a estética da segregação por castas, os pobres fora, na perriferia, os ricos no lado de dentro. E as rodovias rurais, mais ainda. Passou o tempo de deslocar leito de BR para fazer ela passar nessa ou naquela biboca, agradar este ou aquele curral… Ou acrescentar curva para encarecer licitação. Os alemães fizeram para o Fusca autobanhs nos ano 30 que as Mercedes hoje trafegam no mínimo a 140 km/h. O brasileiro tem de deixar de ser medíocre, e o catarina, de se achar uma coca no deserto. Temos as piores rodovias, as mais assassinas, e há risco do contorno de Palhoca ou chegar tarde e ser inútil, ou mesmo nao mudar bosta nenhuma e ainda criar novos engarrafamentos.
Ameniza o engarrafanento astronômico de uma centena de milhar de burguês e burocrata marajá vivendo na capital que as sumidades colocaram justo em uma ilha, de costas para o mar, mas resolverá a logistica dos outros milhoes de brasileiros cruzando um país continental para ir ao Extremo-Sul, ao Uruguai, a Argentina, ou no sentido inverso, trazendo cargas de lá? O currículo do DNIT e o histórico da obra, dos projetos rasgados da antiga BR-1, exigem muita fé, esperança, resiliência…
Gostaria de saber se algum político vai fazer alguma coisa pela Br 282 ou vai ficar do jeito que estão fazendo só gambiarra 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
E da mesma forma a Br 470 que serviu pra campanha de tantos políticos que só fizeram promessa e posso estar enganado mas a obra da 470 passa dos 30 anos 🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️ é o tal do anel viário de Florianópolis está na casa dos 15 anos também esse é o nosso 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷