Uma árvore de 17 metros de altura foi derrubada hoje a tarde, na avenida Belizário Ramos (Carahá), esquina com a rua Fausto de Souza.
O corte feito por uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente provocou a interdição do trânsito por cerca de uma hora, sobre a ponte do rio Carahá, em frente ao Bar do Gordo.
Fotos: Toninho Vieira
O engenheiro agrônomo Giovani Tomaselli Guesser, da Secretaria do Meio Ambiente, está fazendo um levantamento geral das árvores da Belizário Ramos.
O engenheiro agrônomo disse que a saída para o problema é a poda em um nível de 50% de cada árvore, para que mais tarde seja desenvolvido o repovoamento. “Faz dois anos já havia sido plantadas cinco mil árvores nativas, às margens da avenida, doadas pelas empresas Tractebel e Baesa, mas apenas 10% delas sobreviveram. Isso ocorreu pela falta de manutenção do plantio”, afirmou Giovani.
Ele acredita que um total de três mil árvores seja suficiente para uma arborização com espécies nativas (arbóreas e frutíferas). Das espécies já plantadas, destacam-se a goiaba serrana, uvaia, cedro rosa, araçá e juvevê.