A convite da Marinha do Brasil, uma comitiva de parlamentares brasileiros visitou na última semana, a Estação Antártica Comandante Ferraz, sede das atividades brasileiras na Antártida e onde são desenvolvidas pesquisas do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Entre eles a deputada lageana, Carmen Zanotto.
Em fevereiro de 2012, com 60 pessoas na base, houve um incêndio que afetou 70% de suas instalações.
Após o incêndio, iniciou-se o trabalho de planejamento para dar continuidade às pesquisas e à retirada dos escombros, além de outras atividades operacionais e logísticas, por um período mínimo de cinco anos.
Os parlamentares inspecionaram presencialmente os módulos emergenciais fornecidos pela empresa canadense, Weatherhaven Canada Resources.
“Nesse sentido, posso afirmar que houve boa aplicação do dinheiro público, com o investimento de 14 milhões de reais para a instalação do módulo pela empresa contratada. Pude testemunhar, também, que, apesar do incidente, as pesquisas científicas prosseguiram graças ao amplo apoio do Exército e Aeronáutica, e aos esforços dispendidos pela comunidade científica nacional, amparada pela cooperação de outros países, especialmente a Argentina e o Chile”, avaliou a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC).