Segundo os responsáveis pelo IBGE na região, pelo menos em dois municípios todas as residências já foram visitadas, faltando muito pouco para a conclusão do censo. Restam apenas alguns moradores cujos domicílios já foram visitados, mas não estavam em casa.
Seriam eles:
Correia Pinto: pelo levantamento pulou de 12.315 para 15.688 habitantes
E, Anita Garibaldi que pulou de 6.783 para 8.279 habitantes
Vejam que em mais de duas décadas – o último censo completo foi realizado em 2010 – Correia Pinto ganhou mais 3.373 habitantes
No caso de Anita Garibaldi o acréscimo populacional foi de 1.496 habitantes.
Observa-se que nestes dois municípios a prefeitura ajudou muito no trabalho de recenseamento, por isso foram os primeiros a concluir o trabalho.
Isso não aconteceu em Lages.
O término do recenseamento está previsto para o dia 15 de dezembro. Em Lages, até agora, foram recenseadas 85% das moradias e totalizados 142 mil habitantes, dos 157 mil que tínhamos.
Vejam que falta apenas 15 dias para encerrar o levantamento em Lages.
Será que conseguiremos chegar a 180 ou 200 mil como se imaginava?
Andando pela cidade novos lotamentos e empreendimentos é impossível que tenha diminuído a população ….é aguardar o final para ver o que sai dessa vez …
Será que vamos ter mais uma vez menos população. A serra como um todo passa por um processo de desaceleração de crescimento, infraestrutura e falta de mercados tornam esse crescimento tenue. Blumenau, Itajaí, Florianópolis estão buscando nordestinos, será que não devemos fazer isso, em vez de termos gaúchos, palas, prendas e xote, não seria, xaxado, rapadura, chinelos e carne de calangos e chapeus de couro.
Pelo jeito não, mas com certeza foi mal feito, não tem como ter diminuído.