
Abriu nesta terça-feira (29) e encerra-se na noite desta quarta-feira (30), no Salão Paroquial, no Centro de São Joaquim, o 1º Seminário de Valorização das Indicações Geográficas da Serra Catarinense. O evento é uma promoção do Sebrae/SC.
O Seminário tem por objetivo disseminar a importância das IGs no desenvolvimento da região, com explanações esclarecedoras para que a sociedade conheça, se aproprie e valorize as Indicações Geográficas da região de São Joaquim, impactando assim na autoestima local, nos novos negócios e outros diretamente envolvidos com os registros.
A participação ao Seminário não é dirigida somente a quem produz maçã, mel, vinho ou queijo, mas também empresários ligados a outros segmentos como postos de combustíveis e comércio em geral, e da comunidade como um todo, para que entendam e possam falar que a cidade tem registros de Indicações Geográficas (IGs). O Seminário oportuniza a chance de abrir caminhos que possam fazer com que o visitante conheça e adquira produtos diferenciados. Na Serra, são mais de 2 mil empresários ligados diretamente às certificações da IGs.
A certificação é importante pois estabelece um padrão de produção e qualidade em determinado produto. na Italia tem regiões com vinhos certificados, que só existem naquela região marcas diferentes em outras regiões. Mas aí tem que haver uma constante aprimoramento da qualidade, senão a certificação não dá resultados. Quando vou ao supermercado já vou em vinhos da região de Pisa, do Piemonte, regiões certificadas.