Em minha coluna de ontem, no Correio Lageano, publiquei nota especulando sobre a composição do secretariado do futuro prefeito Elizeu:
Elizeu Mattos já adiantou que só começará a montar seu secretariado depois do segundo turno das eleições. Disse também que apenas dois nomes estão garantidos. O dele e do vice-prefeito Toni Duarte. Contudo, isso não nos impede especular a partir das pessoas que o cercam e que teriam condições de compor a equipe.
Um dos critérios que irá utilizar, e já enfatizou isso em muitas oportunidades, é das “pessoas certas nos lugares certos”. Sendo assim, arrisco a dar meu palpite.
Quem vai para a Saúde?
A começar pela Secretaria da Saúde, prioritária em seu governo. Obviamente que Fernando Coruja seria a primeira escolha, mas há informação de que não deseja o cargo. Deve compor o Conselho de Administração. Dois nomes despontam para essa vaga em minha suposição: o ex-diretor do Hospital Tereza Ramos, Osmar Guzatti (PMDB) e a ex-vereadora e coordenadora do curso de Medicina da Uniplac, Cristina Subtil (PPS).
Aposto nessa última.
O destino do Pinheiro
Tomando uma referência citada pelo próprio Elizeu a respeito do atual vice-prefeito, como empresário bem sucedido, também arrisco a apontá-lo como secretário do Desenvolvimento Econômico.
O Paulo Marques do governo Elizeu
Como chefe de gabinete, acredito no potencial de um de seus braços direitos: Pedro Marcos Ortiz que já atua no gabinete do deputado e está na equipe de transição.
E quem será o Manfrói de Elizeu?
Fabrício Reichert e
Volnei Constante, nomes certos, lugares ainda incertos.
Se estiver certa, Volnei Constante irá cuidar das Finanças. Nesse cargo, obviamente que todo o prefeito coloca alguém de sua extrema confiança. Se não for Volnei, será Fabrício Reichert. E nesse caso Volnei poderia ser escalado para a pasta da Administração. Esses dois estarão, com toda a certeza no secretariado, mesmo que não seja nos cargos citados.
E o procurador?
Alguém diria que a vaga reservada para Fabrício seria a Procuradoria do Município, mas acredito que essa vaga ficará com o advogado Pedro Ivo Agustini.
Para onde vai o coronel?
O Coronel Paulo Dellajustina será aproveitado na equipe pelo que pude absorver das conversas de bastidores. Como Elizeu Mattos está determinado a implantar a Guarda Municipal, poderá recair para ele essa função.
Na Obras e Planejamento
A secretaria de Obras pode ficar com o engenheiro Jó Neto Momm, peemedebista de carteirinha, de confiança de Elizeu e profissional destacado na área.
A Secretaria do Planejamento ou o Instituto de Planejamento Urbano poderia contar com o arquiteto Jorge Raineski que já atuou na área na gestão de Paulo Duarte.
Meio Ambiente
Também arrisco a dizer que se o vereador Mushue Rampel for chamado deve ficar com a Secretaria do Meio Ambiente ou da Habitação.
Obviamente são apenas especulações feitas a partir das movimentações em torno do prefeito eleito e das participações na campanha.