Um desabafo e um alerta ao setor da saúde

Desabafo sobre a morte da nossa irmã Claudia pela Covid-19

Por que o tratamento precoce não está sendo utilizado? Se muitos dos médicos da nossa cidade estão pedindo para incluir no Sistema de Saúde?

Nossa irmã foi positivada com Covid no dia 04/01/2021, desde esse dia passamos a lutar pela melhora dela.

No dia 06/01/2021, por volta de 00:00h, solicitamos o atendimento do carro da ambulância pela primeira vez, foram diversas tentativas de ligações, tanto de nós, quanto dos vizinhos, e após 1 hora a ambulância chegou.

O atendimento prestado pelos profissionais no Centro de Triagem foi feito com muito descaso, a medicaram mesmo sem realizar nenhum exame e em 1h nos mandaram para casa.

No dia 07/01/2021 por volta das 23:30h nossa irmã começou a passar mal, então solicitamos pela segunda vez uma ambulância, informaram que não tinha carro disponível no momento, mas que mandariam um assim que possível.

Após 1h de espera ligamos novamente e informaram que não teria carro para buscá-la e teríamos que levá-la até o Centro de Triagem. Nesta madrugada não foi feito nenhum exame, apenas medicação e mandaram para casa, novamente, por volta de 2h depois.

No dia 10/01/2021 nossa irmã passou mal mais uma vez, e pela terceira vez solicitamos uma ambulância por volta das 23:30h, ela estava muito mal e a espera foi longa, então ligamos para o Samu à 00:00h.

A 00:30h do dia 11/01/2021 a ambulância e o Samu chegaram, neste dia o atendimento foi prestativo, e a lavaram para o Centro de Triagem novamente. Mas ao chegar lá, ainda tivemos que ouvir de um dos médicos “Por que trouxeram ela?”.

Ela permaneceu no Centro de Triagem da 01:00h até as 06:00h, neste dia realizaram um exame de sangue, recebeu injeção de insulina e soro de potássio, após medicada foi mandada para casa novamente.

Com ajuda de amigos e familiares conseguimos arrecadar um valor para realizar uma tomografia particular, no mesmo dia marcamos a tomografia e após o resultado fomos aconselhados a procurar um Pneumologista urgente.

Conseguimos uma consulta com um Pneumologista, o médico solicitou internamento assim que viu o resultado do exame, ela estava com 70% do pulmão comprometido.

Nos encaminhou novamente para o Centro de Triagem.

Os atendentes do Centro de Triagem solicitaram que pegássemos uma senha para receber o atendimento, mesmo com um encaminhamento de internação em mãos. Após insistirmos muito conseguimos com que fosse internada.

Infelizmente nossa irmã não resistiu, mas queremos que outras pessoas tenham a chance de sobreviver.

Foram 6 dias de tentativas de um atendimento descente, e isso não aconteceu por quê?

É preciso rever o que está acontecendo no Centro de Triagem, precisamos salvar vidas!

Deixe um comentário