
Fotos: Toninho Vieira
Em um mês a prefeitura instalou em torno de 900 placas de sinalização de trânsito. Empresa especializada, vencedora de licitação pública, se encarregou do serviço contratado através da Secretaria de Planejamento e Obras e sob a fiscalização e acompanhamento técnico do setor de Engenharia de Trânsito e Sinalização da Diretran.
O chefe deste setor, engenheiro Sérgio Todeschini, alerta também para os limites de velocidade nas principais ruas e avenidas da cidade, sempre respeitando a característica local de cada via e o que preconiza a legislação vigente.
“O ajuste dos limites de velocidade, via por via, é um trabalho que faz parte da manutenção e melhorias gerais na sinalização urbana de trânsito. Demanda alterada depois da desativação das lombadas eletrônicas”, observa Sérgio Todeschini.
“As placas (sinalização vertical) se desgastam com o passar do tempo. Os suportes enferrujam, letreiros e sinais se apagam, parcialmente, e tornam-se indecifráveis. Assim, chega um tempo em que a reposição do conjunto de sinalização se faz necessária. Uma questão de segurança”, explica Todeschini.

Sincronização dos semáforos
A sincronização do tempo de abertura e fechamento dos semáforos, num total de 39 em funcionamento na cidade, é item incluso no conjunto de melhorias e modernização do sistema de trânsito. “Dez semáforos já estão com os cabos de fibra óptica instalados, ou seja, este projeto está sendo executado normalmente”, fala Todeschini.