Em cinco meses de gestão, a OAB/SC derruba entraves judiciais, que perduravam dois anos, e o processo do Quinto Constitucional é finalizado com a nomeação do
advogado Osmar Nunes Júnior, de Balneário Camboriú, na tarde desta quinta-feira (6/6), pelo governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, como novo desembargador do TJSC, na vaga destinada à advocacia. Ex-presidente da Subseção de Balneário Camboriú e ex-conselheiro estadual da OAB/SC, ele foi o mais votado na lista sêxtupla concluída pela Seccional no dia 17 de maio de 2019, e também na lista tríplice eleita pelo Pleno do Tribunal de Justiça no último dia 27.
“Além de parabenizar nosso colega pela nomeação, gostaria também de louvar nosso Conselho Estadual e o Pleno do Tribunal de Justiça, pela seriedade e agilidade conduzida na retomada do processo de escolha para esta vaga, possibilitando um desfecho para este certame após dois anos de entraves judiciais”, destacou o presidente da OAB/SC, Rafael Horn. A conclusão deste processo, desde que a OAB/SC obteve vitória no caso junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), levou apenas 20 dias.
Advogado de Balneário Camboriú e nascido em Araranguá, tem 54 anos, pós-graduação em direito penal e mestrado em ciências jurídicas.
Filho de Osmar Nunes, que era Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, o Tribunal de justiça é deveras político e as coisas ficaram em casa. As qualidades do passado de notórios conhecimentos jurídicos e administrativos não são mais levados em conta nesta escolha, mas só o político.