Reunião intermediada pela deputada Carmen Zanotto nesta manhã (28), na CDL, discutiu a questão da atuação do Ibama junto aos produtores rurais de Coxilha Rica e Capão Alto.
Nela estiveram presentes representantes do Ibama, Instituto do Meio Ambiente de SC, produtores e autoridades locais, incluindo o profeito Ceron e o secretário Regional, Juarez Mattos.
O superintendente do Ibama disse que não é o órgão que determina, existe uma lei ambiental que precisa ser respeitada. É uma operação desencadeada em todo o país. O problema é que no nosso estado existe uma legislação própria. Não sabem informar qual das leis deve ser aplicada. Entende que é preciso se encontrar uma solução.
De acordo com o prefeito Ceron, que fez um discurso inflamado: "não se entende porque a Legislação Catarinense não foi respeitada. Uma operação de guerra foi feita em véspera do feriado. Ou resolvemos já a questão ou chamamos os nossos produtores de idiotas. As pessoas precisam comer, precisam sobreviver. Da pra resolver, basta apenas boa vontade e respeito com SC que tem a sua própria legislação"