A Secretaria de Saúde implantará o
sistema de prontuário eletrônico
Para consolidar a iniciativa aconteceu ontem etapa inicial da capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e enfermeiros, visando à reestruturação do sistema de dados coletados junto às famílias atendidas pelo modelo Estratégia Saúde da Família (ESF). Com isso, o arquivo de informações, atualmente manual, será digital, a partir de julho.
O preenchimento das fichas compostas por dados a serem repassados ao Ministério da Saúde será feito individualmente e não por família, como acontece hoje.
Os agentes passarão em todos os domicílios novamente e realizarão o seu recadastramento, desta vez, individualmente, pois deverão monitorar as pessoas também. Anteriormente era apenas familiar, com endereço, e se havia alguém doente.
O sistema atual, vigente desde 1998, passará pelas alterações, com prazo definitivo de implantação em julho. Será o prontuário eletrônico. Os dados produzidos pelo agente serão digitados por ele no sistema e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), onde também estarão a produção de enfermeiros e médicos.