DNIT inicia reinstalação de radares em rodovias federais de SC

Desde o final de 2025 e o início de janeiro de 2026, diversos medidores de velocidade foram removidos em trechos como a Via Expressa (Grande Florianópolis), Lages e o Oeste (entre Chapecó e Ponte Serrada). O motivo não foi o cancelamento da fiscalização, mas uma transição contratual. Os contratos antigos venceram e uma nova empresa assumiu o serviço em novembro de 2025.

O DNIT já iniciou o processo de reinstalação, mas os radares não começam a multar imediatamente.

  • Janeiro de 2026: Foram emitidas as autorizações para instalação física dos novos postes e braços.

  • Fase Atual (Fevereiro/Março): Instalação dos equipamentos e da sinalização vertical. Após instalados, eles precisam ser aferidos e certificados pelo Inmetro.

  • Início das Multas: A previsão oficial é que os primeiros radares voltem a operar efetivamente ao longo de abril de 2026.

No novo contrato, Santa Catarina terá 201 pontos de fiscalização (321 faixas). Na BR-282, alguns locais já estão em fase avançada de instalação:

  • Grande Florianópolis: KMs 3 e 16 (Florianópolis e Palhoça).

  • Serra Catarinense: KMs 127 e 128 (Bom Retiro).

  • Oeste: 12 locais liberados entre o Trevão do Irani e Pinhalzinho.

O DNIT e a PRF reforçam que, mesmo onde o radar foi removido, os limites de velocidade continuam valendo. A sinalização de placas (como 60 km/h ou 80 km/h) permanece vigente e a fiscalização pode ser feita de forma móvel pela PRF.

Novos Pontos de Fiscalização (BR-282: Lages — São José)

Abaixo estão os marcos quilométricos principais que constam no novo plano de monitoramento para 2026:

Município Quilômetro (KM) Referência Próxima
Lages KM 214 Próximo ao acesso principal / Área urbana
Lages KM 218 Saída Índios
Bocaina do Sul KM 184 Travessia urbana do município
Bom Retiro KM 127 Trecho de curvas acentuadas
Bom Retiro KM 128 Próximo ao acesso à cidade
Alfredo Wagner KM 102 Região de declive acentuado
Rancho Queimado KM 65 Trecho crítico de acidentes recentes
Águas Mornas KM 42 Região de hotéis e termas
Santo Amaro da Imperatriz KM 21 a 28 Travessia urbana (múltiplos pontos)
Palhoça KM 16 Intersecção com a BR-101
São José / Floripa KM 0 a 5 Via Expressa (fiscalização intensa)

7 comentários em “DNIT inicia reinstalação de radares em rodovias federais de SC”

  1. Complicado Zé essa vz concordo c/ vc vou de direita pra presidência, Renan 14 , depois de ver o presidente em mandato desfilando em Escola de Samba , corrupção no INSS, a máfia do Banco Master, prejuízo nos Correios, só pra trás. O país não alinha mais tem mais um escândalo grande pra estourar….daí fica difícil gente! Já o salário do trabalhador, o mínimo, que fica a maior parte fica todo no supermercados. Tá Punk a situação do Brasil!

    Responder
    • Não sabia que agora você era ministro do TSE kkkk

      Se não for considerado propaganda antecipada daí o Brasil pode parar de fazer eleições e deixar o ladrão direto, assim como foi na Venezuela, e aguardar o Trump vir fazer o que deve ser feito (como fez com o ditador Maduro, amigo do Luladrão).

      Responder
    • Névio e suas diarréias mentais. Ele mal sabe quando é dia e noite e quer dar pitaco na área jurídica…Um monte de juristas falando, inclusive membros do STF alertaram para possibilidade concreta do fato ser crime eleitoral…Sabe onde a coisa ficou cristalina? Quando num ato falho, ao ser entrevistado num canal esquerdista, o ator que fez o Lula no desfile confessou que “foi o escolhido po Lula para representá-lo no desfile”…

      Responder
  2. O presidente quer ser afastado fica menos feio. Só não entende quem não quer. A esquerda é organizada tipo máfia, muitas jogadas a frente. Coloca qualquer um Gleize ou Haddad, ou outro perde atirando s/ maiores danos ao “tottem” do PT(lule)
    Reagrupam ,sacodem a poeira, e vem renovado pra 2030. E ganham infelizmente pq a direita é manca, desunida, sem plano de governo, só pessoais, partidos novos sem projeto de nação ( só de corrupção, igual o PT), duas faces de uma mesma moeda.

    Responder

Deixe um comentário