
A Prefeitura de Lages receberá a doação de uma área de aproximadamente 170 mil m2 localizada no bairro Pisani, pertencente ao Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc).
A doação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário no dia 11 de dezembro de 2025, após solicitação formal da Prefeitura. No ofício encaminhado à instituição, o Município destacou a necessidade urgente de medidas estruturantes para enfrentar a carência habitacional e qualificar a infraestrutura urbana da cidade. Deverá ser uma das áreas que receberá o programa do governo relativo a moradias.
Segundo o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, o projeto será um marco da urbanização no município para fins de habitação social. “Construído com base em critérios técnicos e ambientais, estamos desenvolvendo um projeto que considera os estudos ambientais da área, respeita as drenagens naturais, aproveita todo o potencial da região e preserva o rio, promovendo habitação de forma integrada à natureza, e garante um crescimento urbano ordenado e sustentável.”
Novo conceito de política habitacional em Lages. “Esta área permitirá a criação de um programa habitacional diferenciado, com planejamento urbano integrado e, deste modo, deverá assegurar moradia digna, infraestrutura adequada e inclusão social, sempre com transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, ressalta o executivo de Habitação e Regularização Fundiária, Thiago Bettú.