Uma pesquisa encomendada pela Fecomércio SC nesta quarta-feira (24) revelou um avanço histórico no turismo da Serra Catarinense. O levantamento aponta que o gasto médio dos turistas aumentou 26% na temporada de inverno de 2025, atingindo R$ 3.550 por grupo de visitantes – o maior valor desde o início da série histórica em 2017.
O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destacou que este é o segundo ano consecutivo com crescimento acima de 25% — em 2024, a alta havia sido de 27%. Em 2025, a maior parte dos gastos se concentrou em alimentação (36%), seguida de hospedagem (24%), comércio local (15%), lazer (13%) e transporte (12%).
“Esses dados demonstram que o turismo em Santa Catarina deixou de ser algo sazonal. Temos visitantes em todas as épocas do ano, e isso é excelente. No caso da Serra Catarinense, é possível ver o crescimento ano após ano, especialmente durante o inverno, mas não só. Isso é fruto de um trabalho de profissionalização dos nossos destinos, que tem gerado esses resultados positivos que as nossas pesquisas estão registrando”, afirmou Dagnoni.
O nome disso é inflação.