Plenário do Alesc Itinerante aprova programa estadual de parques alagáveis

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (5), em sessão ordinária do Programa Alesc Itinerante, realizada em Mafra, o projeto de lei (PLs) que cria o programa estadual de prevenção a enchentes e alagamentos, denominado Parque Linear Barriga Verde. A proposta, de número PL 312/2024, passará pela votação da Redação Final antes de ser encaminhada para análise do governador.
De autoria do deputado Lunelli (MDB), o programa tem como objetivo dotar as cidades catarinenses de estruturas para reter as águas decorrentes do excesso de chuvas e da inundação dos rios, em casos de eventos climáticos extremos, criando parques alagáveis.
A iniciativa segue o exemplo do que já ocorre em Jaraguá do Sul, no Parque Linear Via Verde, construído com o objetivo de controlar as cheias do Rio Itapocu. O local conta com estruturas que, em tempo seco, são utilizadas para o lazer da população, mas, em caso de extravasamento do leito do rio, funcionam como uma espécie de reservatório do excesso de água.

1 comentário em “Plenário do Alesc Itinerante aprova programa estadual de parques alagáveis”

  1. Bravo Deputado! Infelizmente, em Lages, se faz o precisamente contrario: pavimenta-se margem de rio e se aterra os seu banhados, ignorando APPs, tudo agravando as enchentes. Melhor dizendo: arrasta-se tais obras, uma das quais nunca chega ao fim. Um “ralo”de dinhero público através das décadas que nao me surpreenderia implicar já um bilhão de reais, somado todos os orçamentos, atualizados pela inflação. Não se pagou até juros? Não houve empréstimos da CEF?

    Responder

Deixe um comentário