Os pomares de maçã vêm crescendo de forma constante na Serra catarinense. Em 2020 eles ocupavam uma área de 12.060 hectares, em 2025 essa cobertura chegou a 14.981 hectares. É o que concluiu o terceiro mapeamento por imagens de satélite da região, realizado pela Epagri/Ciram. No mapeamento de 2023, a área aferida foi de 14.026 hectares.
“Este mapeamento faz parte do monitoramento da cultura no Estado”, revela Kleber Trabaquini, pesquisador da Epagri/Ciram e doutor em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo ele, a região serrana de Santa Catarina tem apresentado nos mapeamentos uma dinâmica particular, ou seja, com redução da área plantada em alguns municípios, como em Fraiburgo, que ocorre paralelamente a um grande crescimento em outros locais, como São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
O terceiro levantamento por imagens de satélite concluiu que 85% de toda a área plantada com maçã no Estado fica na região serrana. São Joaquim lidera área plantada e produção em nível nacional. São 10.912 hectares cultivados com macieira no município, que representam 63% do total estadual e 34% de toda área do país.